Google+

Para os 'bloggers' de plantão, um pouco de história

10 Dicas simples para se tornar um 'Blogger' melhor

10 Dicas simples para se tornar um 'blogueiro' melhor.

Foi em 1439 quando um ourives criou um agente de mudança do mundo. Esta invenção proporcionou uma enorme evolução para a sociedade na Europa e no mundo daquela época.

A máquina que ele criou chamada de "prensa de impressão" fornecia pela primeira vez, os meios para a produção em massa de livros. Seu nome era Johannes Gutenberg e ele era alemão. Mais de 3600 páginas por dia podiam ser impressas em comparação com as 40, que poderiam ser produzidas através da escrita manual.

Isto significava um aumento na produção de livros em mais de 9000%! Esta máquina mudou tudo. Francis Bacon, o filósofo Inglês, disse em 1620 que a impressão foi uma das três coisas que "mudaram a cara e o estado das coisas no mundo todo".

Ela introduziu a era da comunicação de massa, que mudou para sempre a estrutura da sociedade e da cultura. Ideias atravessaram fronteiras. Personalidades como Martinho Lutero e Erasmo se transformaram em autores de verdadeiros best-sellers, seus pensamentos e escritos permitiram o florescimento da classe média.

O status da elite foi desafiado

A alfabetização aumentou incrivelmente - para os padrões da época. O monopólio e o poder dos líderes religiosos e políticos tinha sido ameaçado, algo até então inimaginável. O invento de Gutenberg desencadeou uma onda poderosíssima de circulação de informações, ideias e ideais, tidos como extremamente radicais para aquele momento e que agora cruzavam as fronteiras de uma forma rápida e muito, muito eficiente.

A era da auto-expressão e da criatividade digital

Em 1990 as pessoas começaram a se expressar em diários online. De acordo com a Wikipedia, Justin Hall foi um dos primeiros blogueiros em 1994, quando a Web começava a se popularizar. Então criou-se uma frase para tentar definir o que era fazer um diário online, "web log", que através do maravilhoso mundo da linguagem, foi transformado no termo "nós blog", em tradução literal, e que acabou em, "blogs".

As ferramentas para blogs evoluíram a tal ponto, que a menos 'instruída em tecnologia', das pessoas agora pode publicar vídeos, textos e imagens de forma simples e fácil, sem saber uma única linha de código ou linguagem de programação.

Ferramentas como WordPress e Tumblr acabaram com a tirania técnica dos geeks. Houve uma explosão de criatividade e auto-expressão que permitiu para qualquer um publicar suas idéias através de infinitas plataformas digitais.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo