Google+

Como definir o público de uma loja virtual

Como definir o público-alvo de um loja virtual

Saber identificar o público alvo de uma loja virtual é um fator importantíssimo para o sucesso de seu empreendimento,  se você acertar neste quesito, suas chances de emplacar um e-commerce de sucesso aumentam exponencialmente. 

Escolha ideal para quem está começando um novo negócio.

1- Expertise

Você precisa ter um amplo conhecimento do mercado onde pretende atuar. Procure fazer uma verdadeira varredura neste mercado, quantos são os seus concorrentes, diretos e indiretos, onde eles estão localizados, isso poderá lhe fornecer dados sobre alguma vantagem competitiva sua, ou deles, se você está mais próximo de seus clientes em potencial a vantagem é sua, do contrário... Saber o perfil de seus futuros clientes passa por determinar a idade, sexo, profissão, poder aquisitivo, quanto maior for a gama de informação que você tiver melhor. Ter uma boa noção do potencial de crescimento do setor onde você pretende atuar também é muito importante.

2- Escolha seu nicho de mercado

Para quem não tem muito dinheiro para investir é essencial estabelecer uma estratégia de segmentação, desta maneira ficará bem mais fácil atingir seus consumidores, o ideal é identificar um nicho específico de pessoas e suas necessidades de consumo. Utilize a 'tática' dos pinos de boliche, onde você procura derrubar um de cada vez, ao invés de fazer um 'strike' logo de cara, a medida em que você vai dominando pequenos nichos de mercado, pode ampliar sua área de atuação para outros nichos próximos.

3- 'Mix' de produtos

Na hora de escolher o que vender em sua loja tenha cuidado para focar única e exclusivamente em seu cliente e suas necessidades, não deixe que suas preferencias pessoais interfiram nesta tarefa, lembre-se sempre, o foco é no cliente e no que ELE quer comprar. A elaboração do 'mix' de produtos de uma loja virtual fica bem mais fácil depois que você já identificou devidamente o perfil de seus potenciais clientes (passo 2), então faça a lição de casa antes e siga os passos na sequência correta para que tudo se encaixe perfeitamente no final.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo