Google+

Como fazer plano de negócios

Plano de Negócios Sim, abrangente e detalhado, nem tanto

Plano de Negócios sim. Abrangente e detalhado, nem tanto. Engraçado como às vezes o que parece ser um bom conselho na verdade pode te fazer perder tempo precioso.

Eu estava navegando on-line quando encontrei uma matéria com dicas sobre plano de negócios. A matéria dizia que você deve escrever um "plano de negócios abrangente, bem detalhado." Mas na minha opinião faça isso apenas em circunstâncias especiais.

Em vez disso, desenvolva um plano eficiente ágil, flexível, magro, que descreva de maneira objetiva seu negócio e use-o como o início de um processo de evolução contínua do negócio.

Defina um cronograma para analisá-lo e revise-o pelo menos uma vez por mês. Isso porque precisamos entender que um plano de negócios pode ficar obsoleto em questão de semanas.

Mantenha-o em seu computador onde você possa consultá-lo facilmente e assim mantê-lo atualizado.

Concentre-se em métricas, prestação de contas, prioridades, estratégia, mas sem aquele monte de texto. Por exemplo, nunca escreva um texto descrevendo sua empresa ou equipe de gerenciamento em um plano que não vai ser lido por qualquer pessoa fora de sua empresa ou mesmo por sua equipe de gestão. Isso é um desperdício de tempo.

Claro que você deve conhecer o seu negócio, sua equipe, seus pontos fortes e fracos, e seu mercado. Isso é absolutamente essencial. Mas você desperdiçar um tempo preciso para descrevê-lo em detalhes abrangentes, com texto editado, estatísticas e investigação formal? Não me parece muito inteligente.

A não ser que você tenha que informar aos novatos da empresa, mas mesmo assim existem outras formas muito mais dinâmicas para isso. 

Este tipo de dica sobre grandes planos de negócios que mais parecem teses de mestrado é um desserviço a todas as pessoas reais que estão inciando agora no mundo dos negócios, e que poderiam usar um planejamento de negócios muito mais simples para gerenciar melhor seus empreendimentos - estabelecendo prioridades, delegando responsabilidades, tudo isso para avançar estrategicamente - que, infelizmente, se perdem em planejamentos muito detalhados por causa de metologias que simplesmente não estão alinhadas com a rapidez das mudanças do mundo atual.   

É negócio: a forma segue a função. Se você não sabe por que você precisa de um detalhado e abrangente plano de negócios, então você provavelmente não precisa de algo tão grande assim.

Mas não deixe que métodos errados te impeçam de utilizar planejamento para gerenciar melhor o seu negócio. Procure usar o método 'F.O.N.O.S', 'Faça o Negócio Objetivo e Simples' e ganhe em competitividade e produtividade.

  

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo