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Agora você é o chefe - [+]

 

4- Elogie com propriedade

Não vale distribuir elogios a torto e direito, só para tentar conquistar a boa vontade dos funcionários. Elogios ajudam, sim, mas só quando são pessoais e específicos. Encontre motivos reais para elogiar os integrantes da sua equipe de tempos em tempos. Um simples “Bom trabalho!” não diz nada. “Acabei de ler seu relatório, parabéns pelos resultados deste mês!” é bem melhor.

5- Não faça comentários sobre as roupas

Tanto faz se são positivos ou negativos: comentários sobre o modo de vestir dos funcionários são sempre malvistos. Para alguns, pode soar como assédio sexual ou moral. Para outros, é simplesmente constrangedor. Fique longe desse tipo de conversa.

6- Vista-se de maneira sensata

Se o seu negócio é fabricar bikes, ninguém vai estranhar caso chegue ao escritório de bermuda e tênis. Mas essa é a exceção, não a regra. Em geral, vestir-se de forma muito casual passa uma ideia errada para os funcionários. Seus trajes devem corresponder ao seu cargo, e também ao tipo de negócio que dirige.

7- Cuidado com as redes sociais

Caso algum de seus funcionários tome a iniciativa de te adicionar no Facebook ou te seguir no Twitter, vá em frente e adicione/siga de volta. Mas não é o caso de tomar a iniciativa. Para algumas pessoas, ter que conviver com o chefe nas redes sociais nem sempre é uma perspectiva agradável.

8- Não revele suas emoções

Fazer cara de enfado diante de um funcionário irritante ou esboçar uma careta diante de um trabalho malfeito são atitudes que provocam intenso mal-estar no ambiente de trabalho. Por mais difícil que pareça, é fundamental manter uma expressão agradável e acolhedora diante de toda e qualquer circunstância. Acredite: vale a pena até mesmo treinar diante do espelho. Um sorriso tranquilo estampado no rosto pode fazer toda a diferença para a saúde da sua empresa.

9- Fofocas, jamais!

No ambiente de trabalho, elas devem ser combatidas como uma praga. A melhor maneira de fazer isso é manter um canal aberto com os funcionários: dessa maneira, qualquer dúvida ou mal-entendido pode ser esclarecido rapidamente. Caso algum boato esteja ameaçando o bom funcionamento da empresa, pare tudo, faça uma reunião com a equipe e fale diretamente sobre o assunto em questão. Poucas coisas são mais nocivas do que aquelas conversas sussurradas atrás da porta entre funcionários insatisfeitos.

 

Dicas de leitura:

COMO SE TORNAR UM ÓTIMO CHEFE: 
APRENDA A OBTER O MELHOR DE SUA EQUIPE E CRIAR UM AMBIENTE DE TRABALHO PRODUTIVO E FELIZ
Autor: Jill Geisler
Editora: Sextante 

A BÍBLIA DO EMPREENDEDOR:
TORNE-SE SEU PRÓPRIO CHEFE EM 12 MESES
Autor: Melinda F. Emerson
Editora: Gente

POR QUE AS PESSOAS ODEIAM SEUS CHEFES?:
AS 30 RECLAMAÇÕES E O QUE FAZER PARA CONQUISTAR A SATISFAÇÃO E O COMPROMETIMENTO DE SUA EQUIPE
Autor: Bruce L. Katcher | Adam Snyder
Editora: Sextante

GUIA DE SOBREVIVÊNCIA DO CHEFE:
UM MANUAL PARA LIDAR COM OS MAIORES PROBLEMAS QUE VOCÊ ENFRENTA COMO LÍDER
Autor: Bob Rosner | Allan Halcrow
Editora: Saraiva

 

 

  

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