Google+

Regras básicas para abrir uma empresa

Regras na hora de abrir uma empresa;

Nunca foi uma das tarefas mais fáceis abrir uma startup, uma  pequena empresa, por isso seria muito interessante poder começar com alguns 'toques' que podem tornar essa tarefa, não mais fácil, mas bem menos árdua.

Esta é exatamente nossa ideia, que já passamos pelo momento crítico dos primeiros 3 anos de vida de uma empresa, então elaboramos 6 sugestões para ajudar nossos leitores sobre como iniciar um negócio.

1.  Expectativas realistas, tenha os pés no chão

Muita gente ao iniciar um negócio logo de cara se pergunta: como eu consigo meu primeiro pagamento da maneira mais rápida? Um ótimo 'conselho' é que você deve antes de mais nada, focar em como criar uma empresa que de fato tenha sucesso. Ainda que esta empresa não seja tudo aquilo que você sonhou para sua carreira. Depois que essa primeira iniciativa estiver consolidada e dando frutos, aí então é a hora de correr atrás de seu grande sonho.

2. Uma estrutura otimizada, enxuta

Começar com uma estrutura pequena é o melhor caminho, nada de empolgação para querer estabelecer uma estrutura enorme que certamente seria maior do que você realmente precisa, ou pior ainda, maior do que você pode manter. No começo a melhor estratégia é você produzir ao máximo com o mínimo de custo possível.

3. Saiba usar o que o mercado dá de graça

A mídias sociais, além de uma infinidade de sites na web podem ajudar empresas iniciantes a fazer marketing de forma muito barata atraindo muitos clientes, basta usar o Facebook com criatividade.


 

4. Não entre na guerra de preços

Uma tática muito usada por empresários que querem entrar no mercado é negociar preço, isso acaba minando a saúde financeira da empresa de maneira que na primeira retração do mercado não consiga se manter até as vendas voltarem a subir. Você pode até oferecer descontos, mas nunca deve negociar preço, a atitude mais correta é entender como seus concorrentes trabalham, quais são os hábitos de compra dos consumidores de seu nicho de mercado, e a partir daí elaborar uma proposta que tenha potencial para fazer frente a players muito mais antigos do mercado, e ao mesmo tempo que possa suprir a demanda existente.

Neste caso você poderá até mesmo ter preços maiores que seus concorrentes mais fortes, e ainda assim ganhar clientes que verão logo que sua empresa tem a melhor proposta.  

5. Faça boas parcerias

Uma grande regra do mercado é: tenha bons parceiros para poder ajudar a suprir as necessidades que seus clientes tem, mas que você, especificamente, não poderia atender, essa é a hora de indicar um parceiro de negócios, ou ainda terceirizar uma tarefa, isso acaba criando uma via de mão dupla, porque afinal ninguém pode fazer tudo para todo mundo, todos precisamos de um círculo de relacionamento.

6. Experiência é algo que se adquire na prática

Você pode ler muito, fazer todos os cursos que puder, tudo isso ajudará na hora de administrar sua empresa, mas a verdade é que nada substituirá a vivência diária, testando fórmulas, entre erros e acertos você encontrará o SEU jeito de fazer a coisa acontecer.

 

 

  

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo