Google+

Aumente as chances de ter sucesso em seu novo negócio

Aumente as chances de ter sucesso em seu novo negócio

Algumas decisões se tomadas no inicio podem potencializar as chances de você ter sucesso em sua empresa. Veja alguns tópicos muito importantes que poderão ajudá-lo nessa etapa importantíssima que é a estruturação de uma nova empresa.

O número de brasileiros que se aventuram pelos caminhos do empreendedorismo é cada vez maior, isso faz com que o mercado fique cada vez mais inchado com  muitos fornecedores de um mesmo produto ou serviço dentro do mesmo nicho. Mas então o que fazer para para reduzir os riscos de um novo negócio dar errado?

Apesar de saber que o planejamento e a definição de estratégias são passos muito importantes, a maioria dos empreendedores de primeira viajem costumam deixar isso de lado e o resultado quase sempre costuma ser a inviabilização do negócio antes mesmo de atingir dois ou três anos de vida. 

Se você está pensando em iniciar seu próprio negócio veja cinco tópicos muitos importantes para ter em pauta e assim potencializar suas chances de sucesso.

1- Mercado

2- Expertise

3- Faça as contas

4- Pense o futuro

5- Perfil

1- Defina com muita atenção o segmento de mercado onde pretende atuar

Observe os mercados onde seja possível ter maiores chances de crescimento a médio e longo prazos, um bom indicador para isso é saber se o segmento tem poucos concorrentes, isso sem dúvida é um fator determinante para poder projetar a vida da empresa nos próximos anos.

2- Conhecimento sobre a área onde pretende atuar

De nada adianta você se aventurar em uma nova área com a qual não teve nenhum contato em toda a sua vida, mas se a questão realmente for essa procure se cercar de gente que tenha grande experiencia no assunto, uma boa dica é optar por uma franquia onde a empresa dona da marca já detém todo o expertise  e conhecimento do nicho de mercado onde está estabelecida.  

 

3-  Faça uma projeção

Procure estabelecer metas de crescimento, isso é possível com a análise de custos e despesas que provavelmente surgirão no caminho, ao colocar tudo isso em uma planilha você estará preparado e não será pego no contra-pé com imprevistos. Otimismo é muito bom mas é preciso ser realista na hora de investir as economias de anos de trabalho.

4- Saiba o que te espera

Não se iluda, começar um negócio próprio é algo muito trabalhoso, portanto tente imaginar como será sua rotina daqui para frente, se você conseguirá harmonizar a administração de sua nova empresa com sua vida pessoal. Entenda que você terá que trabalhar muito mais do que trabalhava em seu antigo emprego, decida agora se você realmente já está preparado?

5-  Será que eu sirvo para isso?

Comece sendo profundamente sincero com você mesmo. Você é movido a desafios, sente prazer nisso, está pronto para encarar um cenário totalmente novo onde você terá que se superar todos os dias. Será que você realmente nasceu para ser empreendedor?  

  

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo