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O que nunca dizer em uma venda

o que nunca dizer ao seu cliente em uma venda

5 frases que afastam os clientes da sua empresa. Uma das premissas de qualquer profissional de vendas, que queira ter sucesso, é falar menos, saber escutar e fazer as perguntas certas na hora certa.

Ter amplo conhecimento de abordagem de novos clientes, coisa que só se aprende com estudo e muita prática é uma questão essencial para pequenos empresários que desejam aumentar sua carta de clientes.

Nunca cometa o erro de falar demais e abordar assuntos que não sejam importantes para seu comprador, isso demonstra que você, e por consequência, sua empresa não estão devidamente focados em resolver os problemas de seus clientes.

E sabendo que a primeira impressão é a que fica, ter um cuidado muito especial com a apresentação pessoal é umas das coisa mais importantes em uma abordagem de vendas, além do fato de que demonstrar ou tentar simular muita intimidade não é nada aconselhável.

Se você tem um empreendimento no setor B2C, uma operação de varejo, por exemplo, é preciso ter um cuidado maior para não constranger seus clientes logo que entrarem em sua loja.

Afinal ninguém gosta de sentir que está sendo seguido, isso passa a péssima sensação de que a pessoa está sendo vigiada. Por outro lado, nunca, nunca mesmo, ignore uma pessoa que acabou de entrar em sua loja, afinal ninguém quer entrar em um estabelecimento e não ser atendido.

Aqui estão algumas afirmações que podem literalmente 'espantar' seus clientes.

1. “Nossos produtos são os melhores do mercado.”

Esse, sem dúvida é o argumento de venda mais fraco de que já ouvimos falar. Você simplesmente não deve falar que seu produto é o melhor, você deve apenas TER um produto melhor, e demonstrar todo o potencial
dele. O cliente tomará a decisão de comprar da sua empresa, naturalmente, se, é claro, seu produto realmente for o melhor.

E nunca, jamais, em hipótese alguma fale mal de seus concorrentes, não caia na armadilha de passar por um falastrão, um comprador esclarecido irá perceber de imediato que este é um dos seus principais argumentos de venda. Você não deve denegrir seus concorrentes, deixe que eles mesmos façam isso. Apenas ofereça algo melhor que a concorrência, os clientes verão a diferença, simples assim.

2. “Ficou lindo em você!”

Não tente bater o martelo usando técnicas ultrapassadas à anos, confie em sua proposta, demonstre segurança de que o seu produto é a melhor opção do mercado. Seu cliente entenderá que se ele não comprar da sua empresa, quem sairá no prejuízo será ele mesmo.

3. “Tem certeza de que não quer fechar conosco?”

Nada passa mais insegurança do que uma pergunta dessas, o que seu cliente entenderá depois de ouvir isso é que você está desesperado para vender, que você realmente precisa vender, neste momento suas chances
simplesmente acabaram.

E você terá sorte se seu ex-comprador apenas lhe disser NÃO, se ele for um profissional um pouco mais experimentado, e perceber que você está desesperado para fechar uma venda, porque precisa da comissão ou por qualquer outro motivo desagradável que for, ele simplesmente irá arrancar de você uma proposta 'melhor', com um desconto maior, e isso meu amigo é fatal para qualquer empresa, porque neste momento você acabou de
abrir mão do valor agregado que seu produto tem e passou a negociar preço.

Neste momento você entrou na pior forma de negociação possível, onde terá que vender por um preço menor do que seus concorrentes, e isso compromete a saúde financeira de qualquer empresa. Então, decididamente, NÃO entre na guerra de preços, nunca use o preço como argumento de venda, nunca.

4. “Mas este produto é muito caro...”

Quem decide se pode ou não pagar por um determinado produto é o seu cliente, e não você. Imagine uma atitude que pode trazer a pior publicidade para o seu negócio. Imagine você sendo atendido por um vendedor de uma loja que se mostra arrogante ao ponto de pré-julgar um cliente.

5. “Hoje temos uma promoção especial.”

Essa de dizer que você está dando um desconto especial para alguém que acabou de te conhecer, é uma técnica que simplesmente não convence mais hoje em dia. Seu comprador realmente terá a sensação de que está sendo enganado, e ninguém gosta que lhe subestimem a inteligência não é mesmo?

Estas são frases que podem diminuir suas chances de vender, seja numa lojinha de 1,99, ou em uma empresa que vende para outras empresas. Então, muito cuidado ao abordar seus futuros clientes, afinal eles são a razão de ser da sua empresa. 

 

 

  

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