Google+

6 maneiras de fazer um blog de negócios eficiente para sua empresa

6 maneiras de fazer um blog de negócios eficiente para sua empresa

Você bloga para sua empresa? Você está à procura de dicas interessantes para simplificar sua missão? Se assim for, continue lendo. Nós pesquisamos em alguns  diferentes segmentos de mercado para encontrar boas dicas para blogs de negócios que você precisa saber. Aqui estão elas...

1- Trate cada um de seus artigos como um produto

Aqui vai uma dica que mudou completamente meus resultados em blogs corporativos recentemente. Uma amiga me enviou um e-mail, afirmando que a qualidade dos posts em dos blogues que administramos estava em declínio e, sim, ela estava certa!

Desde então, toda a equipe se sentou e nossa estratégia de blogs foi repensada a partir do zero. O que acabou resultando em algo muito simples, mas extremamente poderoso: Tratar cada um de nossos artigos como um produto.

Desde que começamos a fazer isso, nosso tráfego e o engajamento nas redes sociais de nossos clientes vem aumentando mês a mês, e nosso sentimento geral, claro é de felicidade. Aqui estão alguns dos pontos que derivam dessa nova ideia:

Um produto só é útil se você sabe que os outros o querem, precisam dele. E isso vale para um post num blog da mesma forma. Por exemplo, antes de postar um artigo, que tal twittar uma pergunta sobre se há alguém interessado em saber mais sobre os grandes profissionais de design de móveis e seus respectivos trabalhos. O resultado disso pode ser um grande sucesso. Porque estamos oferecendo exatamente aquilo que as pessoas estão pedindo.

Um produto é algo que as pessoas possivelmente irão pagar para ter, se realmente precisarem, ou ainda desejarem. Será que eles também pagariam por seus artigos?

Bastou começar a pensar: "Será que alguém vai pagar para ler isso?", essa ideia imediatamente mudou tudo.

Então começamos a fazer pesquisas sobre uma grande variedade de temas ao invés de apenas emitir nossas opiniões em nossos posts, por exemplo. Isso nos deu muito mais amplitude de percepção. Essa é a única maneira de fornecer o valor pelo qual alguém quer pagar.

Um produto precisa interação contínua. Então, faça um post em seu blog já, mesmo que você tenha certa dificuldade em contextualizar certos temas, não deixe que isso o impeça de começar. Você poderá corrigir essas coisas ao longo do caminho. Nós também tínhamos deixado de responder a alguns comentários, simplesmente por que o tempo não era suficiente, não se preocupe, isso acontece nas melhores famílias, o que provocou uma queda no índice de engajamento, como tweets e compartilhamentos. A solução para isso foi automatizar a distribuição de nosso conteúdo nas diversas plataformas sociais dos nossos clientes, o que resultou numa maior otimização de nosso tempo.


 

2- Crowdsource não convencional

Seu público não está apenas interessado em um tópico bacana, para empurrar os índices de acessos. Os melhores blogueiros do mundo buscam inspiração no cotidiano e transformam isso em fonte de informação para as idéias do blog. Não basta mais apenas ter um feed RSS de outros sites como o seu arsenal de idéias para novos conteúdos. Preste atenção na concorrência para poder diferenciar-se com novas abordagens.

Minhas fontes favoritas para idéias de conteúdo vêm de lugares que eu mesmo não esperaria. Por exemplo, quer uma lição de como escrever boas manchetes? Vá à banca-de-revistas do supermercado e dê uma olhada nas capas das grandes publicações. Esse pessoal é profissional em chamar a atenção e são especialistas em escrever títulos atraentes que literalmente puxam o leitor.

Combinando essa abordagem com idéias retiradas de agregadores online como o LinkedIn e revistas offline, pode ser uma maneira poderosa para desenvolver posts para um blog poderoso e relevante. Use um aplicativo de anotações, como Evernote para 'guardar' essas idéias no momento em que elas aparecerem.

3- Produza o seu próprio conteúdo de mídia

Produzir seu próprio conteúdo de mídia é, de longe, a melhor dica que alguém pode dar. Quando você usar suas próprias imagens e vídeos em seu blog, a recompensa é reforçada pelos resultados de SEO, porque outras pessoas podem linkar para o seu artigo original e você pode obter mais exposição, se as imagens estão ligadas e incorporadas em outros lugares. Você também receberá maior tráfego de busca se suas imagens forem mais relevantes.

Você sempre pode incorporar os seus próprios dados e marcas, nas imagens usadas em seus posts, usando marcas d'água com o nome da empresa ou sua URL. Se elas forem copiadas, sua marca ainda estará lá. A maneira mais fácil de otimizar seus meios e aumentar o índice de SEO é integrar palavras-chave em legendas e nas descrições das imagens.

Por exemplo, em vez de salvar uma imagem com o nome de 'screenshot42.jpg', mude o nome para 'marketing-viral.jpg'. Fazendo isso vai ajudar a indexação de seu conteúdo quando as pessoas estiverem procurando através de diretórios de imagem, que por sua vez podem dar mais visibilidade ao seu blog.


 

4- Publique apenas o seu melhor conteúdo

Minha dica mais quente para um blog de negócios é que o seu conteúdo deve ser do tipo que você poderia vender a seus clientes por R$2.000,00! Em outras palavras, não tenha medo de doar o know-how que você adquiriu ao longo de sua carreira, seus clientes saberão recompensá-lo muito bem, pode ter certeza disso. Alguém pode dizer que dando conteúdo e conselhos de graça, você pode estar trabalhando contra o seu próprio negócio. Mas, na realidade, as pessoas não irão "roubar" a sua experiência, elas apenas usarão isso para ter certeza de que você é o especialista que estão procurando!

5- Conte toda a sua história

A essência das mídias sociais significa que nosso conteúdo não vai estar em um único local. Podemos ter vídeos no YouTube , interação no Facebook, os nossos painéis no Pinterest e artigos em sites como este.

A totalidade do seu conteúdo deve contar uma história, no mínimo. Nem tudo no seu site tem que ser um post "completo". Em alguns casos, a automação pode estabelecer uma abordagem de conteúdo de uma forma abrangente, disposta em muitos canais. De qualquer forma, o seu público está em seu blog para saber mais sobre você. Certifique-se de contar-lhes toda a sua história.

6- Alimente seu público-alvo com informação útil

Concentre-se em suprir o seu mercado-alvo com conteúdo verdadeiramente relevante. Gerar relevância é a chave para o desenvolvimento de uma grande comunidade, isso resultará em milhares de novos clientes.

Incentive os funcionários a ler seus posts e interagir com você nos comentários do blog. É uma ótima maneira de aumentar o nível de engajamento no blog e também ajuda a capacitar os funcionários para compartilhar idéias, o que talvez não pudesse acontecer de outra forma.

Converse com seus clientes para descobrir que tipo de informação eles buscam em publicações online. Pare de pensar que você estará sendo inconveniente ao falar sobre internet com seus leitores/clientes. Você obterá informações valiosíssimas sobre o que o seu público-alvo considera útil.

 

 Conhece outras técnicas para criar bons conteúdos em blogs pessoais ou corporativos, compartilhe conosco!

 

 

  

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo