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Como encontrar clientes nas redes sociais

Como sua empresa pode gerar 'leads' com as mídias sociais

Um problema comum que percebemos em nosso dia-a-dia é que os empreendedores veem a mídia social como muito poderosa, divertida, ótima para fazer propaganda, mas que na verdade não traz clientes para o nosso negócio.

Eu sempre escuto isso, e normalmente acabo dizendo a pessoa que faz este tipo de comentário que, se esta é a sua experiência, é porque ela não está usando as redes sociais da forma correta.

Nesse ponto, o nosso interlocutor, assume uma dessas duas posturas: a primeira é de revirar os olhos, sentar e cruzar os braços com a expressão de: "há, quer dizer que eu é que não sei fazer o negócio da maneira certa, então que tal me explicar qual é a maneira certa", e a outra é a de inclinar-se para a frente com aquela cara de "me fale mais sobre isso!"

Vamos imaginar que você é mais como a segunda pessoa, e quer saber mais sobre essa "maneira certa", e como você pode usar isso no seu negócio, então aqui está o que você basicamente precisa saber.

Qual a vantagem de se usar mídia social?

Quando falamos de leads, estamos normalmente falando de pessoas que tem uma necessidade ou um desejo pelo o seu produto ou serviço neste momento.

Você pode usar pesquisas de mídia social para descobrir quem está falando sobre essas necessidades neste momento. Por exemplo, se você é um vendedor de seguros, você pode fazer uma busca no Twitter por pessoas em sua região de atuação que estão falando sobre apartamentos novos, casas de alto padrão, carros de luxo, barcos, aí estão sem dúvida clientes em potencial para o seu produto.

Esse é um tipo de lead proveniente de mídia social.

Um outro tipo de resultado de mídia social acontece quando alguém pede uma recomendação em algum canal de rede social, e alguém entra e diz que sua empresa é o melhor lugar para ir.

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Claramente, não há muito mais que você possa fazer para estabelecer um primeiro contato. É claro que essa não é a única forma de se fazer prospecção de clientes em redes sociais, você ainda pode, e deve, oferecer uma experiência tão rica que fará com que seus clientes atuais queiram lhe recomendar.

Como você se conecta com um cliente através das mídias sociais?

Se você é recomendado para alguém nas mídias sociais, por um cliente existente, é muito mais fácil estabelecer uma conexão. Basta adicionar um comentário e agradecer a pessoa que o recomendou, então, perguntar a pessoa, a qual você acaba de ser recomendado, "como posso ajudar?"

Você também pode oferecer o seu endereço de e-mail, ou convidá-los para um chat privado, para que seu futuro cliente não seja 'constrangido' a expôr sua 'necessidade' em público.

Agora se você vai atrás de seus clientes em potencial, como no exemplo do vendedor de seguros, sou a favor de uma abordagem mais suave, quando você encontrar alguém que está procurando por produtos de alto valor você pode lhes perguntar quais as dificuldades que estariam encontrando em sua pesquisa por tais produtos.

Em seguida, ofereça uma dica sobre como encontrar boas oportunidades de negócios.

Talvez você possa direcioná-los para uma página em seu website, isso seria realmente magnífico. O que fica claro aqui é que se você quer prospectar clientes usando toda a força das redes sociais, precisa ampliar sua área de conhecimento e oferecer 'soluções/informações' de outras áreas que de uma forma ou de outra estão ligadas ao seu produto/serviço. Isso lhe ajudará a preparar o terreno para uma futura abordagem de venda.

O ponto importante aqui é que você não apareceu de repente e disse: "Eu sou um vendedor de seguros, e eu posso ajudar você." Você estabeleceu um relacionamento antes, e descobriu sobre todas as necessidades de seus futuros clientes. Você também deu a eles a oportunidade de ver o grande profissional que você é, ao invés de parecer mais um 'louco perseguidor de clientes'.

Desta forma estaremos de fato fazendo 'internet-marketing' da maneira correta, e isso como podemos perceber vai muito além de apenas criarmos perfis em redes sociais. Uma coisa que muitos empreendedores não entendem, ainda, é que existe uma diferença entre uma rede social e uma plataforma de rede social.

O primeiro caso é resultado da utilização correta de uma plataforma de social media - o segundo caso, Facebook, Google+, Twitter, Thumblr, LinkedIn e tantas outras são apenas ferramentas que podem facilitar a formação de comunidades em torno de um interesse comum.

 

 

  

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