Google+

10 grandes dicas para se tornar um empreendedor de sucesso

10 grandes dicas para se tornar um empreendedor de sucesso

Para ter o próprio negócio, deve-se em primeiro lugar apurar se é financeiramente viável, você deve administrar sua vida particular de maneira que consiga, através de seus rendimentos, suprir todas as suas necessidades e com o saldo de caixa ainda investir na própria empresa, não importando o volume de dinheiro ganho. Na verdade o que mais importa não é o volume monetário que se ganha, mas a maneira como se gasta.

Não adianta abrir uma empresa sem essa característica, pois se na vida particular você tem o perfil de quem vive às voltas com pagamento de juros à instituições financeiras, a única coisa que irá mudar como empreendedor é que o volume de dinheiro será maior e conseqüentemente você dará mais dinheiro ainda a terceiros, enriquecendo mais rápido quem se beneficia deste tipo de situação.

Ninguém nasce um gênio no mundo das finanças, as pessoas aprendem a vencer no meio empresarial, sendo que alguns tem o privilégio de ter por perto pai, mãe ou algum parente que os ensina através de exemplos no dia a dia.

Outros, acabam gastando somas significativas, em busca de conhecimento. Mas não se assuste, tem casos piores de pessoas que passam à vida inteira dando dinheiro para os outros e nunca aprendem absolutamente nada.

Também é muito comum olharmos somente o resultado final dos processos. Vemos uma pessoa bem sucedida e próspera e já nos reportamos no resultado que apresenta, sem lembrar que para chegar onde está precisou trilhar um longo caminho, quase sempre com muito trabalho e perspicácia.

O grande desafio da vida é tornar-se uma pessoa melhor a cada dia, crescendo como ser humano certamente a prosperidade acompanhará esse crescimento. A maioria das empresas e conseqüentemente das pessoas, fracassam mais por problemas internos/pessoais do que externos.


 

Construir uma empresa de sucesso não é uma tarefa das mais fáceis, mas se começarmos da maneira correta certamente nossas chances aumentarão de forma significativa. 

 1 – Antes de mais nada, você tem uma simples ideia ou projeto devidamente estruturado?

A maioria das boas idéias ficam apenas na “boa ideia”, ou seja, não saem do papel. Esse é um dos grandes equívocos que as pessoas cometem. Não que ter boas idéias seja uma tarefa das mais simples, mas implementar, executar, fazer acontecer é sempre mais complexo. Lembra-se do Thomas Edson? “Talento é 1% de inspiração e 99% de transpiração”.

2 – Paixão que faz a diferença!

Todo empreendedor de sucesso tem verdadeira paixão pelo que faz. O seu projeto é de extrema importância e ele faz de tudo para que esse projeto siga em frente. Isso as vezes pode significar abrir mão de certas atividades pessoais. Então é preciso estar ciente disso antes de se aventurar pelo mundo do empreendedorismo.  

3 – Muito, mas muito foco.

O empreendedor é uma pessoa que consegue diferenciar oportunidades boas de ruins e não fica pensando no que poderia ter feito. Ele escolhe um caminho e vai em frente. E sabe que errar não é o fim do mundo, faz parte do processo de aprendizado, faz parte do jogo – a diferença é que um bom empreendedor erra, mas corrige o curso e aprende ainda mais rapidamente.

4 – Mais que empreender.

Para que um projeto seja um sucesso, é imprescindível que se saiba exatamente o que está sendo feito. Conhecimento daquilo que estamos criando é fundamental.

5 – Persistência é seu sobrenome!

Persistência é a palavra que define um empreendedor da forma mais completa. Nunca desistir é o seu lema. Sempre há alternativas, caminhos – se eles não existem, então você os cria.

6 – Eu acredito.

Acreditar em si mesmo é o motivo que o torna um empreendedor em sua essência. A autoconfiança é a marca registrada dessas pessoas.

7 – Fracasso é coisa de perdedor.

Para o bom empreendedor não existem fracassos. Existem oportunidades que se perderam e acontecimentos que não se repetirão. O erro é sempre uma etapa do aprendizado.

8 – Vontade de vencer.

Ser vencedor é uma questão de honra. O empreendedor sabe que é um vencedor e sempre corre atrás de seus objetivos.

9 – Visão é a alma do negócio.

Ter a capacidade de ver as coisas à frente de seu tempo é uma característica ímpar de um empreendedor. Ser visionário, enxergar o que ninguém viu e transformar fracassos em oportunidades faz parte de seu dia-a-dia.

As vezes problemas pontuais são ótimas chances para sairmos da área de conforto, o que acaba fazendo com que criemos novas e grandes oportunidades enquanto buscamos a solução para uma 'inconformidade' momentânea.

10 – Disposição para criar.

É fundamental estar sempre criando, aprendendo e mudando – o processo criativo exige um constante aprendizado e abertura para o novo, para mudança.

Acima de tudo o empreendedor quer dar vazão ao seu potencial criador. Isso também significa que devemos trabalhar de forma incessante para que nossos produtos tornem-se obsoletos, antes que a concorrência consiga isso.

E você? É empreendedor? Compartilhe suas experiências nos comentários. 

 

  

 

 

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo