Google+

8 péssimas desculpas para não começar o seu próprio #negócio hoje mesmo

8 Pessimas desculpas para nao comecar o seu proprio negocio hoje mesmo

É bem possível que uma das suas principais desculpas seja justamente que você não tem tempo suficiente... então vamos direto ao assunto, para algumas das piores razões para que você não seja um empreendedor.

"Tenho medo"

Bem-vindo ao time.

TODOS os empreendedores tem medo, então você tem uma escolha: Deixe que seus medos te impeçam - ou use-os como combustível para fazer o que for preciso para ter sucesso.

A complacência é o inimigo da realização. Felizmente, o tipo certo de medo - o medo de não alcançar seus sonhos - pode fazer com que você deixe a complacência de lado - definitivamente.

"Não sou tão bem relacionado assim"

Nas redes sociais você está à CINCO conexões de qualquer pessoa no mundo. Na verdade, algumas pessoas são surpreendentemente acessíveis, talvez isso seja um dos segredos do sucesso delas... Mas é claro que é bem possível que eles não respondam a sua tentativa de interação, mas neste caso, a culpa é toda sua. 

A final de contas, quanto mais influente é a pessoa maior a quantidade de solicitações de contato que ela recebe TODOS os dias. Então, tenha uma boa razão para se conectar, ofereça algo de grande valor ANTES de querer receber alguma coisa valiosa, e você pode se surpreender com as respostas que obterá.

"É muito tarde para mim"

Sim, Esteve Jobs não criou a interface gráfica ou o mouse, antes de outros grandes da área de tecnologia. E Mark Zuckerberg não foi o primeiro a empreender nas redes sociais. Essa lista é enorme, pode apostar. 

Nem sempre a inovação é algo tão inovador assim. 

Algumas das empresas mais bem sucedidas são baseadas em aperfeiçoar idéias que JÁ existiam, é a chamada inovação incremental. 

Só será muito tarde se você não estiver disposto a fazer algo realmente grande, algo mais rápido, mais forte, ou mais barato do que aquilo que já foi feito pelos outros.

"Mas afinal, quem me daria ouvidos?"

As pessoas vão prestar atenção em tudo o que for divertido, interessante, sincero, divertido, chocante, informativo, excitante, estúpido, satírico, polêmico, triste, bobo, sexy... se você acha que ninguém vai te ouvir, saiba que o problema não está neles. 

O problema é você.

O que você quer dizer é mesmo relevante? Adapte sua mensagem para que ela comece a significar alguma coisa para as pessoas que você deseja atingir. E então elas vão te ouvir.


 

"Mas eu não tenho dinheiro para isso"

Ser empreendedor é a arte, e a ciência, de realizar mais com menos - menos dinheiro, menos pessoas, menos tempo, menos tudo.

Você nunca, nunca tem dinheiro "suficiente".  Se você não tem capital suficiente para iniciar o seu negócio da maneira que você planejou, altere seu plano. Você não poderá controlar SEMPRE o que você tem, mas você poderá controlar o que fazer com o que você tem.

"Eu não tenho tempo"

Todos temos EXATAMENTE a mesma quantidade de tempo.

A única diferença é o que você está disposto a fazer com seu tempo. Se você ficasse preso no subsolo com apenas 24 horas de oxigênio, o que você faria? Iria gastar esse tempo todo na frente da TV? 

Você iria cavar e cavar e cavar para sair. Dê esse mesmo nível de importância e urgência para o que você quer alcançar e sua vida será bem mais produtiva, porque encontrar tempo é sempre uma questão de saber... "o quanto você quer alguma coisa".

"Mas eu não tenho experiência"

Onde está o problema?

Estude. Volte para a escola. Leia um livro, ou 100. Converse com os amigos. Consiga um emprego em meio período numa pequena empresa. Ou consiga um emprego em tempo parcial em uma indústria completamente diferente.

Encontre alguém que já tenha feito o que você quer fazer e apresente-se para trabalhar de graça em troca da oportunidade de aprender.

O que? Isso parece muito difícil para você? Ou será que você acha que é um preço muito alto a ser pago, ou ainda que não seria justo com alguém do seu 'nível'? 

Em seguida, aceite que você nunca vai ter as habilidades se não parar de reclamar e se lamentar. Experiência e conhecimento são adquiridos, eles não caem do céu.

"Vou precisar de uma grande ideia"

Criar algo que ainda não tenha sido trazido à existência por outros é muito, muito difícil. Mas aproveitar algo que já existe é muito, muito mais fácil. 

Saia para dar uma volta e comece a reclamar (para si mesmo). Você vai ver toneladas de problemas que exigem soluções. 

Essas soluções são 'ideias'. Ou observe o seu próprio negócio e comece a reclamar. 

Há toneladas de problemas que você pode resolver. O "Novo" é muito difícil de se imaginar. Mas 'melhorar' é muito mais fácil. A maioria das grandes empresas começaram apenas melhorando o que já existia. Ou você acha que foi a Apple quem criou o telefone celular?

E você? Tem mais algumas desculpas, tão ruins quanto essas?

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo