Google+

14 Qualidades de Empresários Excepcionais

14 Qualidades de Empresários Excepcionais

Empreendedores bem sucedidos são como os não-empreendedores bem sucedidos. Eles vêm de todos os tipos de lugares, tem todos os níveis de educação e experiência profissional e culturas...

No entanto, se olharmos mais de perto veremos que em certos aspectos-chave, eles são muito, muito diferentes - mesmo que não sejam oficialmente empresários (ainda!), eles simplesmente tem uma mentalidade empreendedora.

De muitas maneiras, os verdadeiros empreendedores são muito, muito diferentes das demias pessoas. Veja porque:

1. Eles odeiam fazer política.

Empresários não podem ficar fazendo política - e até certo ponto, todas as pessoas fazem política, de uma forma ou de outra. Mas eles não se preocupam com disputas por promoções ou ficam tentando ser "agradáveis" durante as reuniões. O foco principal de um empreendedor está em resolver problemas difíceis e em construir coisas legais.

2. Eles gostam quando os outros ganham.

Pessoas politicamente motivadas odeiam quando outras pessoas ganham elogios ou reconhecimento; elas sentem instintivamente que isso diminui a luz de sua estrela. Já os empresários não são competitivos, pelo menos não desta maneira. Eles querem ser reconhecidos, mas não querem que suas conquistas impeçam os outros de fazer grandes coisas, também. Eles querem que todo mundo faça algo incrível para que também tenham reconhecimento.

3. Eles querem desesperadamente que suas idéias sejam concretizadas.

Eles gostam de viabilizar suas próprias idéias. E também gostam de ajudar os outros a construir as deles. De qualquer forma, empresários querem fazer as coisas acontecerem - novidades empolgantes, loucas, coisas inovadoras, seja o que for.

O mesmo vale para empregados com uma mentalidade empreendedora. Grandes pessoas são atraídas para trabalhar no Google, porque sabem que suas grandes idéias serão insentivadas. Empresários não querem apenas melhorar o que existe; eles querem criar o que não existe - ainda.

4. Eles são meta-pensadores.

Empreededores gastam muito tempo pensando sobre o que pensar. Eles gostam de pensar sobre a melhor maneira de pensar em um objetivo, desafio ou problema. Eles gostam de pensar sobre a forma de pensar de forma diferente para desenvolver uma perspectiva ou abordagem diferentes. Empreendedores gostam de pensar sobre o pensar, porque quando eles encontram novas maneiras de pensar, eles encontram novas maneiras de atuar.

5. Eles preferem fazer ou melhorar as regras.

Meta-pensadores instintivamente avaliam todas as regras - e procuram maneiras para melhorá-las. Eles preferem descobrir as coisas. Eles vêem as regras como problemas a resolver ou desafios a serem superados.

6. Eles acreditam que nada é sagrado.

Empresários não dizem: "Isto é assim e pronto, não pode ser mudado". Empresários nunca acham que algo é definitivo. Perspectivas podem ser alteradas. Leis da física podem ser quebradas. A sabedoria convencional pode não ser a sabedoria absoluta.

Mesmo quando algo enorme está em seu caminho, os empresários sabem que há uma maneira de contornar isso - eles só precisam descobrir como. Acreditam que mudar paradigmas faz com que novas possibilidade surjam o tempo todo.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo