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Como fazer publicidade na minha empresa sem gastar nada

Como fazer publicidade na minha empresa sem gastar nada

"Ofereça mais do que seu cliente está esperando, e ele automaticamente vai contar a experiência que teve."

Essa é uma questão que sempre preocupa pequenos empreendedores que estão começando um negócio, no início é difícil você dispôr de capital suficiente para investir em material de propaganda, impressos, comunicação visual ou mesmo em comerciais pagos em mídias como rádio, TV e jornais. Mas então, como divulgar minha nova empresa sem gastar muito ou nada?

O que muitos pequenos empresários não percebem é que pequenas empresas, apesar de não disporem de grandes somas para investimento, mesmo assim tem uma grande vantagem competitiva sobre as grandes companhias, e essa vantagem reside justamente no fato de que uma empresa pequena tem uma estrutura muito mais enxuta e flexível, por exemplo em uma PME o próprio dono tem a oportunidade de atender seus clientes, isso resulta em flexibilidade na tomada de decisões durante negociações, além de ser visto pelos clientes como um 'atendimento personalizado'.

 

Um outro fator muito importante e que não é explorado pela maioria dos pequenos empresários é que grande parte dos consumidores está acostumada a um nível de atendimento que nunca vai muito além do esperado, isso, se em muitos casos o cliente não for mal atendido.

Esta é uma oportunidade de ouro que muitos empreendedores deixam escapar todos os dias, oferecer mais do que seu público está acostumado a receber.

Imagine que você vai à uma loja de roupas disposto a comprar uma camisa que custa R$ 250,00 em 3 vezes. Mas quando você entra na loja é recebido por um vendedor que aperta sua mão de uma forma realmente calorosa, como se você fosse um velho conhecido, e demonstrando muito interesse lhe mostra todos os modelos de camisas que podem lhe interessar, você pode dizer, ok, mas isso é o mínimo que se espera de um bom atendimento, claro, você tem toda a razão, mas infelizmente esse tipo de atendimento é menos usual do que pensamos, mesmo em estabelecimentos de níveis mais elevados.

Mas agora imagine que você foi bem atendido, coisa que você já esperava que ocorresse, e quando você se dirige ao caixa para fazer o pagamento em três vezes, como esperava ao entrar na loja, a atendente lhe diz que você pode pagar em quatro ou mais vezes, e o melhor pelo mesmo preço da etiqueta e que de 'brinde' você ainda ganha uma linda gravata pra combinar com sua nova camisa.


Agora me diga, o que você esperava ao entrar na loja? E o que realmente recebeu após sua compra não foi muito mais do que o esperado? Está é a fórmula do 'encantamento', ofereça mais do que seu cliente está esperando, e ele automaticamente vai contar a experiência que teve ao ser atendido em sua empresa para seus amigos. E porque?

Porque ele recebeu muito mais do que imaginava, e então 'voilá', você acabou de produzir um 'defensor' da sua marca, de sua empresa, alguém que vai simplesmente falar bem dela para os amigos, e neste momento você tem 'publicidade', e quanto você gastou para ter essa publicidade 'viral'? Nada. Existe uma diferença entre sua empresa fazer propaganda e fazer publicidade, em rápidas pinceladas:

 

Quando você exibe um anúncio na TV você está comprando aquele espaço, está fazendo propaganda, propaganda paga, onde VOCÊ fala da sua marca. Mas quando o seu CLIENTE fala bem da sua empresa você tem publicidade, a publicidade do seu negócio é grátis, tudo o que você precisa fazer é praticar a 'fórmula do encantamento', que se resume em oferecer mais do que seus clientes esperam receber, mais do que estão HABITUADOS a receber.

Neste momento você aproveitou a oportunidade que seus concorrentes criaram para você, quando entregam só o que os clientes esperam. Você Acabou de criar um DIFERENCIAL. E isso, tenha certeza, fará toda a diferença na hora dos clientes escolherem onde vão fazer suas próximas compras.

 

 

  

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