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Como construir poderosas redes de relacionamento real com seus contatos on-line

Você está convertendo seus contatos sociais em uma poderosa rede

Gostaria de fazer contatos duradouros com seus amigos e fãs das redes sociais?

De acordo com um post no blog da Harvard Business Review, intitulado "As novas redes para a Era Digital", ter uma enorme rede de contatos online não é mais suficiente.

Neste post, vamos explorar os passos que você pode dar para transformar esses contatos on-line em relacionamentos de negócios off-line. Vamos imaginar que estamos indo a um grande evento ou conferência como ponto de partida para que você tenha um "quando e onde" para conectar-se com alguns de seus contatos on-line. Aqui estão 8 coisas que você pode fazer para transformar contatos de mídia social em relações de negócios off-line.

1- Seja claro em seus objetivos

Comece usando uma ferramenta como o Evernote para anotar suas ideias mais relevantes.

O Evernote permite que você crie seus planos de forma linear. Ele pode armazenar o que você está trabalhando neste momento, seus objetivos atuais, as pessoas que você acha que podem ajudá-lo a impulsionar seus objetivos e o que você está pretendo fazer.

Se você não gosta muito de organizar suas ideias de forma linear, você pode usar uma ferramenta de mapeamento mental como Mindjet.

O Mindjet permite que você crie seus planos de forma não linear. Seja claro com seus objetivos, os tipos de pessoas que podem ajudar você, e o que você quer fazer, isso ajuda a diminuir a lista de pessoas na sua rede com quem você gostaria de se conectar tornando seu trabalho muito mais objetivo.

2- Reúna seus contatos

A seguir, você tem que criar um sistema que vai ajudá-lo a reunir o máximo possível de informações sobre seus contatos antes de partir para o off-line. Ferramentas como Engagio podem ajudar a reunir os seus contatos do Twitter, e-mail, Facebook e LinkedIn e manter o controle de sua atividade de mídia social em um único local. O Engagio permite acompanhar conversas de mídia social em um só lugar.

3- Conheça Virtualmente

Depois de fazer o reconhecimento e ter uma noção do que está acontecendo com seus contatos, o próximo passo é ir do texto para comunicação por vídeo. O Vídeo faz com que você deixe de ser mais um tweet ou mensagem no Facebook para se tornar uma pessoa real.

Nada supera olhar nos olhos de alguém e ver sua expressão ou reação a algo que você acabou de dizer. Você simplesmente não pode conseguir isso com o Twitter ou o Facebook. Você pode usar uma ferramenta como o Skype ou um Hangout no Google+ para fazer a conexão visual.

O Skype é uma ótima maneira de promover as relações de texto para vídeo. Nós gostamos de chamá-lo de "café virtual" (como uma filial da Starbucks virtual). É claro que você nunca pode dizer se alguém está bem vestido da cintura para baixo, mas isso não importa.

O legal de um chat de vídeo é que você tornar o seu relacionamento virtual em algo mais 'face to face' é como uma preparação, serve para matar sua curiosidade sobre a outra pessoa. Você quer conhecer a outra pessoa mais a fundo, mas para no primeiro bate-papo, é aconselhável pegar leve e não exagerar a ponto de perguntar coisas da vida pessoal do seu interlocutor. Sim, isso realmente acontece, com muita gente já na primeira chamada via Skype.

4- Lembre das pessoas

Você é um profissional ocupado e um de seus maiores desafios é lembrar de todo mundo que você conhece no mundo real e virtual. Existem várias ferramentas que você pode usar para ajudar a configurar lembretes. O Ming.ly, permite escolher a frequência de suas interações com o seu contato e lhe envia uma mensagem se você não lebrou de fazer isso no devido tempo.

A idéia aqui é ser 'top of mind' antes de realmente conhecer seu contato em pessoa. O Ming.ly ajuda você a lembrar de falar regularmente com as pessoas que são mais importantes em sua rede profissional.

5: Conhecer pessoas

Deixe que as pessoas saibam que você está ansioso para conhecê-las pessoalmente. Você pode aproveitar o Twitter para enviar uma mensagem rápida. Não há dúvida de que existem pessoas que você gostaria de conhecer, mas não está conectado com elas ainda. Coloque a seguinte mensagem em seu Twitter: "Quem mais vai estar no próximo evento de negócios?"

Depois de conseguir algumas respostas, você pode retornar e também aproveitar a oportunidade para colocar em prática suas habilidades de reconhecimento (reveja o passo 2) em ação para aprender mais sobre a pessoa que
respondeu a você. Será que ele ou ela é alguém que você gostaria de se conectar com a pessoalmente?

Comece a contatar a pessoa em diferentes plataformas de mídia social, analisar suas conversas de mídia social e proponha um hangout no Google+ ou no Skype de 15 minutos para que possam se conhecer melhor um ao outro.

6- As pessoas se conectam

Sua rede deve ser ampla e profunda, este conselho é valioso porque você deve ser conhecido como uma referência, alguém que vai ajudar os outros a resolver problemas, apresentando-os a pessoas com os conhecimentos que eles estão procurando. Depois de 'validar' suas conexões, pergunte-lhes se se importariam de você apresenta-los a alguém que poderia se interessar por seus conhecimentos.

A introdução pode parecer algo como isto: "Olá Luis, gostaria de te apresentar a Maria. Me parece que com o seu interesse mútuo em mídias sociais, faria sentido se vocês dois se conhecessem. Talvez você não tenha os endereços de e-mail de ambas as partes, mas se você está todo no Facebook, uma mensagem privada para ambos pode ser o suficiente. Use as plataformas de mídia social as quais está familiarizado, como o Facebook, para conectar grandes números de pessoas.

7- Divirta-se com o momento

Capture os momentos em que você conhece pessoas em eventos. Certifique-se de registrar o momento em que você finalmente transformou seu contato on-line em um relacionamento off-line, ou como gostamos de chamar, convertemos #HashtagsToHandshakes.

8- Assistir a conferências

Uma excelente oportunidade para transformar seus contatos on-line para contatos offline é em conferências ou eventos de negócios. Eles já servem como um sistema de filtragem natural, baseada sobre o tema do evento.

O que você acha? Qual é o próximo evento ou conferência em que você estará presente? Qual das dicas acima você vai experimentar? Deixe suas perguntas e comentários aqui em baixo.

 

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