Google+

Um sistema de refrigeração que não utiliza eletricidade

Um sistema de refrigeração que não utiliza eletricidade

Um grupo de estudantes do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha desenvolveu um sistema que pode reduzir o nível de consumo de enrgia com equipamentos de refrigeração em grandes consruções.

Batizado de Hidroceramic a tecnologia dispensa o uso de eletricidade e se baseia em 'relações físicas' para trabalhar. Assim como no corpo humano onde a transpiração ajuda na regulação da temperatura do corpo, em tese o hidroceramic poderia redizir a temperatura dentro de uma construção.

Tendo uma camada porosa feita em cerâmica, alumínio, acrílico ou argila, como proteção e uma composta por esferas de hidrogel o sistema trabalha com a interação das camadas onde o papel do hidrogel é de absorver partículas de água causando o arrefecimento da estutura.

O hidrogel nada mais é que um polímero que se expande ao absorver água, desta forma, quando a temperatura externa é mais alta o gel libera água que é imediatamente absorvida pela cerâmica, quando a temperatura externa cai as bolhas de hidrogel voltam a reter a água.

Segundo os inventores, o sistema é capaz de proporcionar uma redução de até 6ºC na temperatura interna de um edifício, causando uma redução de até 28% no gasto com eletricidade.

 

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo