Google+

Sua empresa no mundo mobile

Sua empresa no mundo mobile

É cada vez maior a utilização de dispositivos móveis para acesso a internet, com a popularização dos smartphones acredita-se que em três anos o nível de acesso a rede proveniente de celulares irá ultrapassar o uso de computadores e laptops.

Esses novos hábitos criam uma enorme necessidade de adequação dos sites corporativos das empresas para que os usuários `móveis` possam continuar a acessar esses sites, de maneira que possam ter mais comodidade ao navegar no site da empresa.

Mas para que se possa estar conectado a este novo cenário de forma ativa é preciso que certos cuidados sejam tomados, tais como o desenvolvimento de uma interface específica para resoluções de tela menor, o endereço do site também deve ter o mínimo de caracteres possíveis, isso porque tudo o que é feito com muita facilidade em um desktop tende a ser mais lento e com grau de dificuldade maior quando usamos um smartphone, porque não se trata apenas de termos uma tela menor, onde é muito mais difícil a visualização e digitação, temos que levar em conta também que o usuário poderá estar em um veículo em movimento.

Uma boa solução além de um endereço curto é o redirecionamento automático para o site 'mobile', evitando assim fazer com que o usuário tenha que digitar uma grande quantidade de caracteres, e possa desistir de acessar, ou o que é pior acabar indo para o site da concorrência, e isso é algo que nenhum administrador de quer.

Tendo isso em mente devemos desenvolver um projeto 'otimizado', onde exista a preocupação de realmente facilitar a vida do internauta. Existem sites que disponibilizam códigos QR, uma imagem que pode ser facilmente lida por dispositivos móveis, transmitindo todos os dados necessários para que o website possa ser acessado, sem que o usuário tenha que digitar o endereço no browser.

Além disso ainda precisamos tomar cuidados especiais com o lay-out, não basta somente ter uma resolução menor, deve-se diminuir a quantidade de imagens, deixando os botões de acesso maiores. A maneira como o código fonte é escrito também vai influenciar na rapidez de download das informações, isso é fator importantíssimo quando falamos em internet móvel.

Na hora de contratar uma agência ou profissional freelance para fazer este trabalho o empresário precisa tomar o cuidado de escolher quem já possuí experiência em desenvolver este tipo de aplicação, é muito bom ver o portfólio da agência ou do profissional antes de fechar o contrato, para que o resultado seja realmente o esperado, e não haja dores de cabeça e contra-tempos.

Investir em uma versão móvel do site de sua empresa é sem dúvida alguma uma excelente forma de estar mais perto do seu cliente, a qualquer hora e em qualquer lugar, isso resulta em clientes atendidos e satisfeitos que acabam trazendo outros clientes também ávidos em serem bem atendidos, ou seja, maior participação de mercado para sua companhia.

 

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo