Google+

Como usar o SlideShare?

Como usar o slideshare

Gostaria de mais leads?

Neste artigo, veremos como usar SlideShare para gerar leads de qualidade.

SlideShare para Leads?
SlideShare é uma das maiores comunidades do mundo de compartilhamento de conteúdo para profissionais.

Os dados coletados pela ComScore e apresentados em um infográfico pela Five Media, SlideShare: o gigante silencioso do Marketing de Conteúdo, revela que o SlideShare tem cinco vezes mais tráfego de empresários do que o Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn.

O tráfego do SlideShare é impulsionado em grande parte pela busca e redes sociais. Os visitantes estão em sua maioria pesquisando no trabalho, por isso, se você está usando o site e seus serviços como uma ferramenta estratégica de marketing, você pode torná-lo uma arma substancial em seu arsenal de geração de leads.

Como as empresas podem utilizar o todo esse potencial?

Os três tópicos seguintes  vão ajudar você a gerar mais clientes em potencial (leads) com o SlideShare.

1 - Faça uma apresentação convincente

O SlideShare aceita vídeos e vários tipos de documentos, no entanto, tende a realizar  melhores  apresentações de slides e com isso ganhar mais vistas. Para aumentar a eficácia da sua apresentação:

Componha, com SlideShare em mente.

Conjuntos de slides criados para apresentações ao vivo podem falhar no SlideShare. Slides devem "falar por si mesmos." Reavalie os slides que são susceptíveis de exigir explicações.

Faça o design com cuidado.

Apresentações com grande visibilidade tendem a mostrar gráficos atraentes. Sua apresentação deve incluir imagens atrativas e fontes de qualidade que são de fácil leitura em telas pequenas, procure manter um alto grau de profissionalismo em todos os slides.

Mantenha a simplicidade.

As apresentações podem ser vistas de forma rápida e em espaços pequenos, por isso é aconselhável criar um case com uma mensagem rápida com foco, e mostrar suas idéias em pequenas porções, usando o mínimo de palavras quanto for possível.

Conte uma história, use o storytelling.

Empregar práticas de 'contação' de histórias clássicas, com uma seqüência lógica e um começo óbvio, meio e fim. Isso funciona muito mias se você dividir sua mensagem em capítulos, produzindo vários cases.

Empregue práticas de marketing de conteúdo.

Sua apresentação será mais valorizada quando seu conteúdo refletir que você realmente entende os desafios de seu público-alvo e fornece conselhos úteis para superá-los. E não esqueça de ser divertido também.

Assuma riscos.

Apresentações se destacam da multidão quando são provocativas, engraçadas ou ousadas. Não se coíba de idéias polêmicas com a justificativa de que você está tentando realizar um negócio sério. Um senso de humor apurado pode ajudar muito e criar uma espécie de buzz em torno de seu conteúdo.


 

Compreenda as capacidades do SlideShare.

Seu conteúdo após ser 'carregado' será convertido para a apresentação. Animações não serão convertidas. A melhor maneira de garantir a integridade do seu trabalho é salvá-lo como um PDF e fazer upload para o SlideShare. Invista em talento e qualidade. Se você não dominar boas técnicas de redação ou não tem talento para design, terceirize o trabalho, os resultados certamente serão compensadores.

Você vai encontrar ricas bibliotecas de modelos de design 'free', construídos em PowerPoint e Keynote. Para modelos ainda mais interessantes, procure por: "modelos free de PowerPoint (http://www.microsoft.com/office/preview/en/powerpoint-2013-preview) ou Keynote (http://www.apple.com/iwork/keynote/)", para localizar sites como fppt (http://www.free-power-point-templates.com/) e DezineGuide (http://www.dezineguide.com/).

Além disso, serviços como SlideRocket (http://www.sliderocket.com/) e PhotoSnack (http://www.photosnack.com/) oferecem gratuitamente ferramentas de criação on-line
para slideshow.

2 - Potencialize as características do SlideShare

No site do SlideShare101 (http://www.slideshare.net/about), a empresa aponta:

O SlideShare possui uma comunidade profissional e educacional que regularmente faz comentários e downloads de conteúdo.

O conteúdo se espalha de forma viral através de blogs e redes sociais como LinkedIn, Facebook e Twitter além do Google+. Indivíduos e organizações usam documentos SlideShare para partilhar ideias, realizar pesquisas, se conectar com outras pessoas e gerar oportunidades de negócios.

Considere o uso de recursos como:

Editar as configurações de qualquer apresentação enviada para torná-la disponível publicamente ou em privado, dependendo dos objetivos do seu projeto. A incorporação de código também é fornecida, o que torna muito simples de incorporar seus ativos do SlideShare em seu website ou blog. Os usuários também podem incorporar o seu trabalho, o que lhe proporciona uma expanção exponencial.

Vídeo e áudio.

Você pode inserir vídeos do YouTube em suas apresentações ou "slidecast", ou seja, você pode sincronizar uma trilha sonora de MP3. Assistentes de upload são fornecidos no menu de sua conta.

As configurações do usuário oferecem opções para adicionar áudio ou vídeo do YouTube nas apresentações. É muito fácil compartilhar conteúdo ou promover o compartilhamento no Twitter, Facebook, LinkedIn, Google+ e Pinterest. Na verdade, um aplicativo LinkedIn permite que você tenha seu conteúdo SlideShare enviado para o seu perfil no LinkedIn. Você pode considerar a segmentação de um meio social específico, porque a página inicial do SlideShare apresenta conteúdos considerados muito interessantes no Twitter, Facebook e LinkedIn.


 

Há também um 'trio' de planos pagos (Pro), são projetados especificamente para permitir que se inclua formas de captura de leads, personalizáveis, criar canais da marca da empresa, e recolher análises detalhadas, incluindo métricas de desempenho, identidades de usuário e detalhes de interação.

Você pode seguir outros usuários, apresentações das marcas como conteúdo favorito, por e-mail e comentários. Assim, como outras mídias sociais, são oferecidas ferramentas para construir uma comunidade, interagir com os outros participantes.

Titulares de contas 'Pro' têm feeds de notícias com atualizações, incluindo atividade de seguidores e apresentações marcadas como favoritas. O SEO do conteúdo de seus slides é feita automaticamente em transcrições, que acompanham suas apresentações. Quando você entender e aplicar palavras-chave de forma inteligente, o seu material SlideShare poderá trazer grandes resultados dos motores de busca. (em métricas recentemente divulgadas, SlideShare acumulou 3.000 milhões de slides vistos por mês.)

3 - Faça do 'Lead Generation' seu objetivo

O SlideShare pode ficar arquivado nas "mídias sociais", você deve levar isso a sério porque seus usuários sempre estarão buscando novos conteúdos.

Lembre-se disso ao criar conteúdo para o SlideShare e seja objetivo sobre a geração de leads.

Considere estas dicas adicionais:

Habitue-se com o propósito de criar um ativo em marketing de conteúdo e mídias sociais e passará a perceber o que funciona para o seu negócio e seus objetivos, isso vai ocasionar o redirecionamento de mais leads para o seu site através do SlideShare.

Exemplos e depoimentos, não perca as oportunidades de mostrar 'testemunhos de seu público'. Ou seja, destacar histórias reais de sucesso e depoimentos sobre os resultados alcançados por seus clientes de uma forma clara e objetiva quando puder.

Inclua estudos de casos para aumentar sua credibilidade.

A 'alavancagem de autoridade'. Se você está em uma missão para se posicionar como autoridade em seu nicho de mercado, inspire-se nas idéias de formadores de opinião, cite seus trabalhos. Endosse suas ideias de uma maneira que pareça que você está 'atestando' que as 'fórmulas' criadas por eles realmente funcionam, e você sabe disso justamente por já tê-las implantado e obtido sucesso com isso.

Então use idéias de líderes reconhecidos para aumentar sua autoridade e dar mostras de seu nível de conhecimento e atualização. O SlideShare é uma mídia social. Siga os criadores de conteúdo que você admira e compartilhe seu trabalho.

O SlideShare promove o compartilhamento de informações de contato em redes sociais, suas apresentações podem incluir links para gerar tráfego para seu site, meios de comunicação e páginas de conversão. No final de sua apresentação, forneça as informações de contato relevantes e torne mais fácil para que possam continuar a conversa com você.

A chamada à ação.

Se um 'espectador' chegou ao seu slide final, ele ou ela está interessado no que você tem a dizer e é provável que tenha dúvidas, queira mais informações ou até mesmo queira fazer negócios com sua empresa. Não seja tímido. Crie uma chamada à ação, estimule-o a interagir mais com você.

Oferecer informações adicionais sobre o tema de sua apresentação, sem dúvida é uma chamada para a ação muito efetiva, por tanto não mostre tudo o que você tem de uma vez só, crie expectativas em seus futuros clientes.

Os profissionais de marketing estão cada vez mais aproveitando o SlideShare em suas estratégias de marketing de conteúdo, pois o site tem se mostrado eficaz para a construção de marcas e geração de leads.

Aplique as dicas fornecidas aqui para criar apresentações atraentes, tire pleno partido dos 'ricos' recursos do SlideShare e gere leads para o seu negócio com muito mais rapidez.

O que você acha? Você está usando o SlideShare? Você está gerando leads? Deixe suas idéias, perguntas e comentários nos comentários abaixo.

 

Escolha ideal para quem está começando um novo negócio.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo