Google+

Mas e se as redes sociais acabarem? - [+]

 

Você não gostaria de estar no controle e ter seu próprio 'método de sobrevivência de marketing'?

Se você é como eu, você não tem muito tempo a perder. Apostar todas as fichas nas redes sociais da moda, isso é exatamente o que as pessoas fazem quando adotam sites como o Facebook como o único meio de comercialização de seus produtos e serviços, ao invés de um sistema próprio para abrigar toda sua rede de prospecção e venda. Como se preparar para um apocalipse de mídia social?

A fim de preparar-se para isso, você precisa pensar de uma forma mais holística. Bem como as reservas de suprimentos para tempos difíceis, você precisa se concentrar em usar todos os seus recursos de marketing online para trazer seus fãs e seguidores para o 'seu' território.

Trabalhar como faria normalmente para envolver seus fãs e seguidores nessas diferentes redes sociais, mas de vez em quando, oferecer algo especial em troca de alguém assinar sua lista de e-mails. Isto poderia ser um sorteio, um cupom, ou talvez um conteúdo especial que somente aqueles que se cadastram em seu site/blog receberiam. Desta forma você estaria criando um ciclo de sobrevivência para seu negócio on-line.

Use as redes sociais para trazer as pessoas para a 'sua' lista de emails, podendo assim assumir plenamente o controle de suas conexões. Use seu mailing para encorajar as pessoas a se conectar às suas demais redes sociais, isso fará com que você se torne 'Top-of-Mind', e atinga seus amigos por meio da interação social.

Isto leva à um ciclo que se repete, ou seja, neste cenário temos o crescimento de suas redes sociais e sua lista de e-mail, controlada por você, ao mesmo tempo.

Cuide para fortalecer as relações que ajudam a sobrevivência de seu negócio on-line e off-lline, claro. Não basta limitar-se a interação online. O mundo virtual um ótimo lugar para dar início a relacionamentos comerciais e porque não pessoais, mas o melhor é que esses relacionamentos continuem no mundo offline.

Eventos presenciais permitem um maior aprofundamento dos laços com o seu público. É preciso determinar o que essas relações significam para a sua sobrevivência.

Você vai descobrir que aqueles que dão o próximo passo para se conectar com você em seu território se tornarão seus melhores clientes e maiores apoiadores.

E quando todos os seus recursos de marketing estiverem trabalhando juntos - online e offline - para mover as pessoas para além da rede social, para o próximo nível de conexão, é quando você terá todo o controle sobre como e quando poderá se conectar com seu público alvo.

Você será capaz de sobreviver, enquanto outros sucumbirão diante de um, hoje hipotético (mas possível) 'apocalipse de mídia social'.

Escolha ideal para quem está começando um novo negócio.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo