Google+

Sete traços de líderes altamente influentes nas redes sociais

Sete traços dos líderes nas redes sociais

Sem dúvida, as vidas de muitos dentre nós giram em torno de redes sociais, de alguma forma. Elas mudaram a natureza do trabalho, diversão, amizade, comércio e romance - e esta lista só aumenta. Então, por onde começar?

Para os líderes, a mídia social é uma ferramenta extraordinária. Ela permite novos níveis de comunicação e interação. Estabelece uma conexão imediata entre você e seus seguidores/amigos/fãs. E isso acontece em tempo real. Criando um diálogo e um grande debate que podem levar ao aumento da produtividade, do envolvimento, e dos negócios.

O mais incrível é que quase 80% das pessoas que tem algo a dizer, estão fora das redes sociais. Isso é como jogar tênis com um braço amarrado nas costas: e isso definitivamente te coloca em desvantagem. E o pior é que muitos dos que estão nelas, não usam todo o seu potencial.

A boa notícia é que, com um pouco de dedicação e tempo todos podem dominar essa nova e incrivelmente poderosa ferramenta de interação e influência. Veja algumas ideias que poderão ajudar você nesta tarefa.

1) Seja autêntico

Você não pode criar uma persona em mídia social que não seja você mesmo. Será simplesmente impossível de sustentar, você não se sentirá a vontade diante de seus colegas, amigos e funcionários. Então, seja o mais verdadeiro e transparente possível. Seja acessível. Seja você mesmo, mas seja o melhor de si mesmo. E lembre-se: o humor é uma ferramenta de valor inestimável.

2 ) Seja coerente e consistente

Você não pode agradar todo mundo, e nem é inteligente tentar fazer algo assim, a menos que você queira ser conhecido como mais um bajulador. Sua mensagem precisa servir de combustível para seus amigos ou fãs, algo que realmente seja útil para eles, por isso deve ser o mais verdadeiro possível, é preciso gerar um empatia, uma identificação já nos primeiros momentos.


 

3) Procure priorizar a qualidade e não a quantidade

Todos temos amigos nas redes sociais que mal podemos esperar para ler o que postam, porque sabemos que realmente vai valer a pena. Por outro lado temos amigos que são tão irrelevantes, chegando ao ponto de postar o que acabaram de comer - leia-se: 'Sou narcisista e adoro o meu app de fotos' - ou que estão em algum lugar da moda - mais fútil impossível. Então não se preocupe se ficar sem postar por alguns dias, o que importa é falar quando você realmente tem algo a dizer.

 4) Inicie um diálogo real

Uma das coisas mais empolgantes em redes sociais é alimentar um debate que realmente provoca ideias e opiniões diversas. Quando um pensamento levar a outro, logo todos estarão compartilhando de uma espécie de sentimento de posse, como se todos fossem donos de uma grande ideia ou movimento que acabou de surgir. Utilize questionamentos, peça contribuições e sugestões de sua comunidade para alimentar um diálogo real.

 5) Invista no seu website ou blog pessoal

Temos uma imensa pressa de tudo hoje em dia, e gostamos de ferramentas que sejam rápidas, amigáveis e páticas. Se seu blog pessoal ou o site de sua empresa não obedecem algum desses requisitos, cuidado, você pode estar perdendo grandes oportunidades para envolver seus usuários/clientes/seguidores. Se for preciso reformule todo o projeto visual do site da empresa, principalmente se ele foi publicado a alguns anos, em um época em que celulares inteligentes e tablets nem existiam, a mobilidade é sem dúvida a bola da vez na comunicação digital e deixar isso de lado e como dar um tiro no pé, literalmente.

6) Pense antes de postar

Definir com clareza seus objetivos ajudará você a saber exatamente o que quer dizer e com quem quer falar. Evite sumariamente posts mal escritos, sem clareza ou ofensivos. É muito fácil ser mal interpretado nas redes sociais, e acredite, consertar um mal entendido dá muito mais trabalho do que revisar seu conteúdo antes de postar. Seja espontâneo, transparente e reativo, mas sempre com muito cuidado.

7) Tenha entusiasmo

Dizer isso é como chover no molhado, mas mesmo assim saiba que os melhores do mundo em suas áreas realmente são apaixonados pelo que fazem. O limite entre o trabalho e o prazer simplesmente não existe para eles, e isso se reflete como sucesso em suas vidas, em todos os sentidos. Então, procure fazer o que realmente motiva você e definitivamente não terá que trabalhar nenhum dia sequer em toda a sua vida.

E por fim, não veja as redes sociais como algo que você deve dominar e que precisará desperdiçar seu tempo e energia para isso. Entenda isso tudo como a mais ágil e poderosa forma de comunicação que já existiu para as pessoas e use todo este poder para aumentar seus resultados.

Escolha ideal para quem está começando um novo negócio.

 

 

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo