Google+

Como criar uma marca digital

Como desenvolver e gerenciar sua marca digital

A vida está se tornando muito mais complexa a cada dia que passa. No passado tínhamos apenas uma marca para criar e manter. A "marca física", que é limitada pelo tempo e pelo espaço.

Sua manutenção é constante, é algo que todos nós fazemos e é verdade que alguns são melhores nisso que outros. Você se levanta de manhã e executa atividades que podem incluir um banho rápido, o café da manhã, terminando com o 'ritual' de vestir-se para ir ao trabalho. Uma olhada no espelho e pronto, (claro que é não exatamente assim tão rápido, no caso das meninas,...=D) você está pronto para o mundo.

Hoje temos a marca digital on-line para manter, nutrir e 'polir', para então, apresentar ao mundo, e isso não se restringe a uma localização geográfica, mas pode ser de uma amplitude enorme além de ter o poder de comunicar-se continuamente para muito além do espaço-tempo.

Esta é sua "marca digital" virtual. O que podemos chamar de visibilidade digital.

O desafio hoje é tornar-se visível em um intrincado mundo online, com torrentes de informações e concorrência global na web, e tanto faz se você é uma marca pessoal ou empresarial, a concorrência por visibilidade é enorme sempre.

Ter uma personalidade 'cibernética', multi-canal, agora está se tornando obrigatório. Uma marca ou uma personalidade digital precisa ser espalhada em sites, blogs, Facebook, Twitter e YouTube, e isso é apenas o começo.

A mensagem de marca precisa ser consistente e constante em uma grande variedade de mídias. Canais visuais estão sendo adicionados à esta mistura, como o Instagram, Pintrest e Fancy.

Isso requer uma gestão persistente e vigilante, tal como verificar o nosso e-mail de fazer login na nossa página do Facebook além das intermináveis e sistemáticas atualizações no Twitter. Um blogueiro precisa verificar quais assuntos outros blogs estão abordando, em seguida, analisar e aprovar os comentários em seus próprios blogs.

Outros estarão verificando quantos hits houveram durante a noite em seu canal do YouTube. Fãs e usuários do LinkedIn vão querer saber quais as ligação mais interessantes estão em sua caixa de entrada. Se você está no Slideshare, você vai estar verificando quantas pessoas baixaram ou viram suas apresentações.

As mídias sociais tem empurrado nossas vidas ainda mais para a esfera digital como podemos verificar nas ações de nossos amigos através de iPads e iPhones e isso acontece muitas vezes, antes mesmo de sairmos da cama.

Uma personalidade pública e digital precisa de otimização constante para garantir que ela não foi "sequestrada" por spammers, scammers ou trolls. É um exercício de constante vigilância e gestão.

Como costumamos dizer "é complicado".

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo