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Quer encontrar clientes nas redes sociais? Então leia isso

Como encontrar clientes nas redes sociais

Você está à procura de novas maneiras de gerar leads através das redes sociais? Ao longo dos últimos anos, as redes sociais se firmaram como uma ferramenta eficaz para a geração de novos clientes, os chamados 'leads'. Milhões de clientes em potencial estão usando as plataformas sociais para pesquisar preços e novas oportunidades, além de buscar informação sobre os mais variados temas.

As empresas já perceberam que essas plataformas são um canal vital para interagir com seus clientes, e espalhar sua marca angariando leads cada vez mais qualificados. Neste artigo vamos abordar o tema da geração de leads de forma prática e eficaz usando as redes sociais.

1. Crie um Blog

Criar um blog é a parte mais fácil, você só precisa fornecer conteúdo exclusivo sobre a sua empresa e sobre o seu mercado de atuação para os seus leitores. Seu conteúdo precisa capacitar o leitor e entregar algum valor a ele. É preciso educá-los, resolver os seus problemas e dúvidas, melhorar sua situação estabelecendo a crença de que eles podem confiar plenamente em sua marca. Sim, trata-se de estabelecer confiança, tudo começa aí.

Você deve ter um pequeno formulário de assinatura de newsletter, que pode estar na sidebar do blog, logo abaixo dos menus de navegação, ou ainda no final do artigo, então, quando eles estiverem lendo o seu conteúdo eles poderão facilmente enviar-lhe seu endereço de e-mail.

Tenha um conteúdo valioso em seu blog, algo que instigue o usuário a fornecer suas informações - nome e e-mail - para acessá-lo -  algo como o usuário criar um perfil para poder continuar lendo a informação que já está acessando também pode ser uma boa estratégia, mas procure fazer isso somente em alguns posts, preferencialmente naqueles que tiverem um apelo muito forte à curiosidade. Neste caso o conteúdo deve ser realmente instigante.

2. Use as hashtags do Twitter 

As hashtags são uma das melhores maneiras de interagir facilmente com um determinado público. Procure criar suas próprias tags e insista nelas, dentro de algum tempo você verá que mais e mais pessoas estarão seguindo suas hashtags e é aí que começa a interação com sua marca. Use-as também no Facebook, o efeito é muito semelhante ao Twitter, apesar deste recurso ser novo por lá, a verdade é que muitos usuários já estão aprendendo sobre as tags também nessa rede social.

3. Os posts e anúncios personalizados no Facebook 

Se seu objetivo é gerar leads, sua página no Facebook deve ser uma constante fonte de informação útil, e claro, compartilhável. O Facebook Ads é uma ótima maneira de promover produtos e serviços nesta plataforma e coletar leads de qualidade.

Essa funcionalidade do Facebook é excelente porque quando alguém curte determinado conteúdo ou mesmo um anúncio ele aparece em seu Feed de notícias. Os Amigos dessa pessoa podem, então, ver que o seu amigo curtiu a oferta da sua marca. E então você tem um pequeno efeito viral que tem tudo para se amplificar ainda mais.


 

Os anúncios no Facebook, hoje, são como oxigênio para muitas empresas. Use o recurso de promoção de posts para destacar o conteúdo de sua página no Facebook, mas tenha sempre o cuidado de incluir links nos seus posts, que levem os visitantes ao seu blog para que possam ler a matéria completa.

Nunca poste algo em sua fanpage sem que tenha um link para o site da empresa. Você pode compartilhar links para o seu blog ou mesmo catálogo de produtos e serviços e até para as campanhas que você já tem em seu site. Certamente a enorme visibilidade oferecida pelos anúncios do Facebook vai ajudá-lo a angariar mais leads de forma mais rápida. 

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Como gerar mais leads nas redes sociais

Uma ótima estratégia para estruturar suas campanhas de anúncios no Facebook Ads é usar uma ferramenta como o LeadLovers, um app que encontra perfis de usuários que tem interesses semelhantes aos seus, ou que simplesmente demonstram que já estão à procura de produtos ou serviços no seu segmento de atuação. Essa ferramenta ajudará você a nortear suas campanhas de maneira muita mais objetiva.  

4. Linkedin

O LinkedIn é a melhor maneira de atrair visitantes quando se trata de clientes, investidores, parceiros comerciais, patrocinadores, afiliados, e muito mais.

Você deve começar com a certeza de que o seu perfil no LinkedIn está concluído e é impressionante. Depois, você pode iniciar a rede em vários grupos, navegue na lista de grupos e escolha aqueles que combinam com os interesses de sua empresa.

Procure identificar os principais membros do grupo, os que são muito ativos, faça perguntas e também esteja sempre pronto a respondê-las, forneça sempre informação de valor. Adicione-os à sua rede, estabeleça networking com eles nesta plataforma, religiosamente e transforme as conversas que você tem em um potencial de geração de mais leads para o seu negócio.

5. Slideshare

Há uma grande necessidade do elemento visual quando se trata de mídias sociais, isso porque os leitores são constantemente bombardeados com texto. Com 60 milhões de visitas por mês, o Slideshare fornece o elemento visual perfeito para seus posts. Este serviço pode ajudar a atrair o público que normalmente ignoram textos.

Uma das características mais populares no SlideSharePRO é o programa de geração de leads chamada LeadShare. Usando LeadShare se torna possível a coleta de leads direcionados, ao incorporar formas de contato dentro de apresentações, documentos e vídeos.

6. Os CTAs (Call-To-Ação) - a chamada para a ação

A sua chamada à ação (CTA) tem que ser muito eficaz e clara, uma vez que é uma das partes mais importantes da captura de potenciais consumidores para o seu produto ou serviço. Um forte CTA em páginas de conversão deve conduzir o leitor para o seu site, onde ele terá mais informação de valor.

Por exemplo, você pode fornecer conteúdo que é tão envolvente e que ofereça valor para eles a ponto de incentivá-los a clicar no link para ler mais. Assim, a sua CTA tem que ser concisa e deve ir direto ao ponto, além de seduzir o leitor a participar ativamente no que você está tentando promover, um produto ou um material educativo.

7. As recompensas digitais

A palavra 'Grátis' é muito poderosa, quando o público vê que está recebendo algumas regalias ficarão ávidos para preencher seu formulário de conversão, mas cuidado, não cometa o erro de exigir uma gama de informação muito grande, no máximo use um formulário com quatro ou cinco campos. Recompensas digitais são uma ótima forma para aumentar o número de leads de maneira ágil e barata. 

Por exemplo, você pode ter uma promoção que exija o preenchimento de uma página de inscrição. Onde eles terão a chance de ganhar um grande presente ou algumas outras vantagens, como ter acesso aos novos posts do blog antes dos leitores 'comuns'. Nesse momento seus leitores estarão entrando para o seu mailling, dando-lhe a chance de mostrar seus produtos e serviços.


 

8. Ouça as redes sociais

A maioria das empresas monitoram conversas on-line para manter um controle sobre o sentimento em relação a sua marca, mas a 'escuta social', também revela oportunidades para gerar leads.

Assim você pode fazer uso de vários aplicativos de terceiros, ficando de ouvidos atentos monitorando como seus clientes e prospects estão se comportando nas mídias sociais. Esta pode ser uma grande ferramenta de pesquisa, resultando em maior poder de geração de leads para sua empresa.

Use ferramentas como Talkwalker, Hoostsuite, Sprinklr, para começar.

9. Use o Google Analytics para acompanhar, analisar e corrigir

Com o Google Analytics você poderá acompanhar, analisar e agilizar todo o processo de geração de leads. Depois de ter criado todo o seu conteúdo com informações valiosas, com o Google Analytics você pode começar a controlar suas conversões.

Certifique-se de saber se as pessoas realmente estão clicando em suas páginas de conversão. Para isso você pode usar uma técnica bem simples mas que vai ajudá-lo a monitorar a quantidade de visitas em seus links usados para levar os usuários até suas páginas de conversão. Toda vez que você compartilhar um link ou mesmo adicioná-lo a um banner procure inserir o seguinte código ao final do link:

/?utm_source=NOME-DO-BANNER ou /?utm_source=NOME-DA-REDE-SOCIAL - .

Quando você estiver analisando os dados em sua contado analytics use o CTRL+F para encontrar os links que possuem o atributo 'utm', assim você poderá saber quantas vezes o link foi clicado. 

Você deve monitorar todos os dados e analisar se os seus esforços de marketing estão trabalhando para seu objetivo de geração de leads. Se os resultados não são o que você tinha projetado, considere voltar a trabalhar no design / redação / estratégia.

O importante é continuar sempre, se os resultados ainda não surgiram é muito provável que você precise implantar mudanças em suas estratégias, mude quantas vezes for preciso, certamente os resultados surgirão é só uma questão de acertar a mão. 

A Geração de leads ainda é o coração e a alma do mundo dos negócios, seja no setor B2B ou vendendo para o consumidor final - B2C - depois de descobrir o que melhor se aplica ao seu público você verá que a conversão de novos clientes será muito mais rápida e eficaz.

Com os métodos de que falamos acima para gerar leads on-line, você poderá avançar e começar a obter resultados significativos de acordo com o seu plano de marketing.

Tem alguma pergunta sobre isso? Precisa de algumas sugestões para começar com a geração de leads através das redes sociais? Deixe suas impressões nos comentários.

 

Escolha ideal para quem está começando um novo negócio.

 

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