Google+

5 maneiras de fazer seus anúncios on-line receberem mais cliques

5 maneiras de fazer seus anúncios on-line receberem mais cliques

Porque grandes anúncios são muito mais do que apenas palavras.

Em seu livro Ultimate Guide LinkedIn for Business, o consultor, especialista em SEO (search engine optimization) e marketing on-line Ted Prodromou explica como você pode usar o LinkedIn para criar envolvimento rápido com clientes, parceiros e funcionários, mostrar sua empresa e atrair novas oportunidades. Neste trecho editado, o autor americano revela cinco fatores que podem ajudá-lo a escrever anúncios on-line muito mais atraentes, além de dar dicas para criar grandes manchetes. 

Todos nós já vimos anúncios que prendem a atenção. Mas também já vimos anúncios que nos deixam sem palavras, perguntando o que diabos o anunciante estava tentando fazer. Então, como você pode criar anúncios de texto e banners no LinkedIn que atraiam seu público-alvo?

Tudo começa com escrever títulos eficazes.

A chave para escrever ótimos anúncios on-line é colocar-se no lugar da pessoa que está lendo seu anúncio. Imagine como eles estão se sentindo. Sinta seus pontos de dor. Procure entenda por que eles estão frustrados. 'Uma vez que você entrar em suas cabeças', você poderá escrever anúncios que vão prender a sua atenção imediatamente e fazê-los sentir-se mais confortáveis com você e seus produtos.


Grandes anúncios são mais do que apenas palavras.
Grandes anúncios contam uma história ou criam uma experiência inesquecível e fazem você ter que ler mais, não apenas querer ler mais. Os cinco fatores a seguir podem fazer seus anúncios receber mais cliques do que o normal.

1. Curiosidade.
Somos curiosos por natureza e queremos aprender mais sobre assuntos que nos interessam. Se você começar a sua manchete com frases como "Como eu ..." ou "Como posso ...", o leitor ficará curioso e desejará ler toda a manchete. Você também pode usar contradiçôes em sua manchete para confundir o leitor e assim prender sua atenção.

Aqui estão algumas manchetes de exemplo que usam a curiosidade para despertar atenção:

"Como dei a volta por cima mesmo estando bem no meio de uma enorme crise..."
"Como faço para obter bom posicionamento na busca do Google para o meu negócio sem gastar uma fortuna?"
"Redes sociais não são a única maneira de obter tráfego na internet"

2. Benefício.
Ao fornecer um benefício claro em sua manchete, as pessoas vão clicar no anúncio para descobrir como elas podem se beneficiar daquilo que você está oferecendo. Você está insinuando que elas vão aprender algo novo que poderá lhes dar uma vantagem competitiva. Alguns exemplos de manchetes de benefício-sugerido incluem:

"Três maneiras fáceis para aumentar sua taxa de cliques em pelo menos 40%"
"Como converter mais visitantes da internet em compradores de peso"
"Como trabalhar menos e ganhar mais..."

3. Emoção.
As pessoas respondem a determinadas palavras, especialmente quando elas desencadeiam uma emoção. As palavras certas vão fazer as pessoas clicarem em seus anúncios. Se você prestar atenção aos comerciais de TV você vai ouvir e ver um fluxo constante de palavras provocando emoção como incrível, incrível, magnífico, excelente, livre, e assim por diante. Você pode ouvi-los dizer algo como "Esta fórmula incrível irá ajudá-lo a se sentir excelente, e torná-lo completamente irresistível." Quem não gostaria de comprar esse produto?

Alguns exemplos de manchetes emocionais:

"Oito maneiras incrivelmente simples para aumentar as vendas em pelo menos 25%"
"Dez Dicas de redes sociais gratuitas que irão gerar mais comentários em seus blogs"
"Aprenda um novo idioma facilmente com apenas 20 minutos por dia!"

4. Credibilidade.
As pessoas não contestam ideias concretas ou reais porque estão familiarizadas com elas. Quando você ouve "1 + 1 = 2", é uma verdade absoluta para você, porque você sabe que é verdade. Mas quando alguém te pergunta "qual é tamaho real do espaço cósmico?", você não se sente seguro em responder porque não há nenhuma resposta definitiva para isso. Incluir especialistas conhecidos é uma maneira fácil de fazer a sua manchete ser recebida como plausível e credível, lembra dos comerciais de creme dental da TV? Sempre há um dentista neles, tudo bem que vc não conheça AQUELE denstista mas você sabe que o cara de jaleco branco com um estetoscópio(!?) em volta do pesecoço é um dentista e quem mais entenderia de produtos para higiêne bucal do que ele, não é mesmo?

Alguns exemplos de manchetes tangíveis incluem:

"Warren Buffett mostra como investir o seu dinheiro com sabedoria"
"Donald Trump compartilha seus mais profundos segredos de como investir em imóveis"
"Como iniciar uma rede social como a de Mark Zuckerberg..."

5. Expectativa.
É importante definir expectativas razoáveis em seu anúncio e não cometer o erro de prometer de mais. Você não pode prometer a alguém que você vai fazer com que todas as suas palavras-chave estejam no top 10 do ranking do Google ou mesmo garantir que eles vão perder pelo menos 20Kg com um programa de exercícios em casa, a menos que você possa realmente dar-lhes esses resultados.

Não é apenas fora da realidade prometer resultados que você sabe que nem todo mundo vai conseguir, mas também é ilegal fazer promessas que não possam ser cumpridas. Você precisa entregar exatamente o que você está prometendo no título do seu anúncio. Se você prometer um whitepaper que mostra sete passos, então você tem que fornecer todos os sete passos no whitepaper, e não apenas uma etapa e então persuadir o leitor a comprar os próximos seis.

Veja alguns anúncios baseados em expectativa razoável:

"Eleito o melhor restaurante de São Paulo por 5 anos consecutivos pela crítica especializada"
"Sete Passos para a criação de seu blog em WordPress"
"Aprenda a recrutar os melhores empregados usando o LinkedIn"

Então, como você cria manchetes que convertam como louco chamando a atenção? Aqui estão algumas técnicas para ajudar você a começar.

1. Brainstorming sobre manchetes.
Grandes redatores certamente recomendariam que você se sentasse com um bloco de papel em branco e começasse a escrever manchetes até ficar sem ideias. Basta colocar a caneta no papel e escrever cada palavra que vem à sua cabeça. Não pare até que você tenha escrito pelo menos 30 manchetes. A maioria delas será horrível, mas fazendo este esforço mental, você terá alguns bons resultados para testar.

2. O velho truque da banca de revistas.
Outra ótima maneira de obter idéias para headlines é ir a sua livraria ou loja mais próxima e dar uma boa olhada nas capas das revistas. Anote as manchetes e resumos de artigos que chamam sua atenção, e use palavras similares para criar manchetes atraentes para seus anúncios do LinkedIn e porque não dizer no Facebook também.

3. Crie uma caixa de ideias.
Todos os redatores criam o que é conhecido como uma "caixa de ideias", onde guardar artigos, manchetes de revistas, jornais e lixo eletrônico. Crie uma pasta na qual você salva manchetes e artigos que chamaram sua atenção. Quando você estiver pronto para escrever novos anúncios, abra sua caixa de ideias e leia os recortes que você coletou. Depois de ler todos os recortes, faça o exercício de brainstorming explicado anteriormente. Seu cérebro estará cheio de
idéias apenas por você ter revisado seus recortes, certamente você conseguirá escrever de 30 a 50 manchetes realmente matadoras em poucos minutos.

 

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo