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8 atitudes que fazem sua marca perder seguidores no Twitter

8 razões que fazem sua marca perder seguidores no Twitter

Construir uma audiência nas redes sociais não é nada fácil, mas mante-la engajada é mais difícil ainda. Numa plataforma como o Twitter onde as mensagens são muito curtas e as interações são fugazes isso é ainda mais desafiador.

Deixar de seguir alguém ou uma marca é tão rápido e simples quando... apertar um botão, sua marca pode estar perdendo seguidores por causa de uma ação cometida, ou pior ainda, por algo que deixou de fazer.

Embora algumas pessoas deixem de seguir sua marca por questões emocionais ou ainda por 'acidente', a maioria dessas ações são claramente motivadas e podem ser identificadas. O que significa que podem sim ser evitadas.

Se você está tentando construir e manter uma audiência no Twitter, preste a atenção nos 8 motivos relatados logo abaixo, eles podem te dar um norte do porque algumas pessoas estão deixando de seguir sua marca:

1- Sua frequência de postagens é muito pequena
O Twitter é uma rede social com um ritmo maior que a maioria das outras plataformas. Se você não estabelecer uma frequência de postagens, seus seguidores certamente deixarão você de lado para seguir pessoas ou marcas que tenham mais a dizer.

2-  Você twita muito, muito mesmo
Tome cuidado para não bombardear seus seguidores com uma avalanche de mensagens todos os dias, as pessoas esperam ser surpreendidas por bons conteúdos e opiniões pertinentes sobre assuntos relevantes, então não caia na armadilha de saturar sua audiência com postagens vazias que só demonstram que você quer aparecer para eles sem agregar absolutamente nada. Se as pessoas quiserem algo parecido elas podem ligar a televisão para assistirem propaganda... 

3- Suas postagens não passam de anúncios para tentar vender alguma coisa
Cuidado, lembra da televisão? Sim, o Twitter pode ser uma grande ferramenta para gerar leads e vendas, mas este não é o seu único objetivo. Se você só postar anúncios comerciais, logo seus seguidores irão perceber que você só quer mesmo faze-los comprar, e isso passa a sensação de que sua marca só quer 'usar' a audiência para lucrar. A regra é: ofereça algo valioso, e de graça para socializar com seus seguidores, se você realmente quer que em algum momento eles comprem seus produtos.

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4- Cuidado com a mesmice
Você deve ter um modelo de abordagem próprio para se diferenciar da concorrência, mas é bom fazer variações sutis nesse modelo para que as pessoas não enjoem de ouvir sempre aquela mesma ladainha, todo o santo dia. Você pode e deve postar as novidades de conteúdo do seu blog, mas tome cuidado para não transformar o feed de notícias numa grande lista de manchetes, e isso vale para outras redes sociais também.

5- Você não tem uma abordagem própria
Ok, você mantém um diálogo frequente com seus seguidores respeitando os limites, mas as pessoas não conseguem identificar uma linguagem clara e característica que seja única da sua marca. Ninguém abre o Twitter para ler frases frias e obvias, elas querem interagir com outras pessoas ou mesmo marcas que tenham uma personalidade ou um senso de humor que seja único e bem característico. Portanto, encontre a sua voz.

6- Você não interage
Quando as pessoas tentam se comunicar com você é porque de alguma forma seu discurso está agradando a elas e é normal que queiram saber mais sobre você ou sua marca. Essa é a essência da parte social das redes. Mas se você tem o hábito de ignorar seus seguidores, é claro que eles se sentirão ressentidos e rapidamente deixarão de prestar a atenção em você e o resultado disso é a perda de mais seguidores. Procure responder a qualquer pergunta, mesmo que não seja muito interessante para você naquele momento e procure demonstrar que realmente se importa com as pessoas que te seguem.

7- Não atire para todos os lados
Você está variando suas mensagens, postando com a frequência apropriada e respondendo aos seus seguidores, mas o que você diz realmente importa? Procure se certificar de que suas mensagens são direcionadas ao seu público e não as pessoas em geral, não haja como se estive desorientado, procurando um alvo, isto é pior que não dizer absolutamente nada.

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8- Alguém faz exatamente o que você faz, só que melhor
Porque motivo alguém seguiria duas marcas exatamente iguais que tem o mesmo discurso? Observe seus concorrentes e veja o que estão fazendo, se em algum momento perceber que estão postando com um estilo muito parecido com o seu, mas estão fazendo um trabalho melhor que você, significa que está na hora de mudar a estratégia. Seja pro ativo e administre a situação melhorando sua abordagem ou mesmo encontrando um ângulo diferente que seus concorrentes não possam usar.

Perder seguidores pode ser algo frustante, mas procure não se preocupar muito com alguns gatos pigados aqui e ali. As pessoas deixam de seguir alguém ou um marca por N razões e você nunca conseguirá segurar todos eles. Em vez de tentar, procure se concentrar nas razões mais comuns que levam a isso e dedique-se a produzir o melhor conteúdo possível para a sua audiência que o resto acontecerá normalmente. 

 

Escolha ideal para quem está começando um novo negócio.

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