Google+

KPI: o que é, para que serve e como utilizar

KPI: o que é, para que serve e como utilizar

Este é um guest post do Busca Cliente.

KPI (Key Performance Indicator ou Indicador-chave de Desempenho) é utilizado para medir o desempenho dos processos realizados dentro de uma empresa e, a partir disso, adquirir informações para estabelecer objetivos.

 

Esse é um indicativo muito utilizado por executivos e chefes em suas gestões, pois possibilita a comunicação referente ao desenvolvimento da organização aos colaboradores.

Um dos desafios encontrados na construção do KPI é definir uma meta a ser alcançada. É preciso o gestor saber exatamente onde quer chegar e tenha planejado quais serão os passos dados para se atingir esse objetivo, seja ele busca cliente ou melhor posicionamento.

Muitas organizações têm cometido o erro de utilizar grandes esforços em atividades não tão relevantes para o seu público. É justamente esse erro que se reflete no KPI, já que as metas estão sendo estabelecidas de maneira equivocada.
Como definir os objetivos do KPI
Para conseguir definir KPI, podendo ele ser para a busca cliente novo, ou saber exatamente onde se quer chegar, é necessário utilizar uma metodologia capaz de auxiliar nessa definição.

Entre as existentes podemos citar a SMART (specific, measurable, attainable, relevant e time-bound ou português: específico, mensurável, atingível, relevante e temporizável):

Específico: Ticket médio por cliente;
Mensurável: Medido por uma ferramenta financeira;
Atingível: Lançamento de novos benefícios;;
Relevante: Aumento do ticket médio permitindo uma boa saúde financeira;
Temporizável: Duração de um ano.

Como mensurar o KPI?

Mensurar resultados é muito importante para quem tem um negócio e vive investindo, por isso a utilização de ferramentas eficientes com essa finalidade são sempre bem vindas, ainda mais às organizações em busca cliente.

Por exemplo, no marketing digital o KPI é utilizado como um indicador de desempenho de cada uma das metas estabelecidas, permitindo um acompanhamento imediato durante as ações. Ele fornece informações com o intuito de facilitar a compreensão do andamento da campanha.

Entre as empresas utilizando essa métrica para monitorar o seu trabalho, garantindo os resultados de seus clientes sejam alcançados, podemos citar o Busca Cliente.

Quais as vantagens de se atentar aos KPI?

Quando bem aplicado, o KPI proporciona grandes benefícios ao negócio. O rastreamento de falhas nos procedimentos internos pode ser identificado com maior agilidade podendo otimizar seus recursos conforme surgir necessidade.

Além disso, ele ainda oferece a oportunidade para empresa criar fluxo de melhoria contínua, sendo que o KPI pode ser um objetivo simples em um primeiro momento, mas que levará a outro maior.

Quando avaliamos os fatores que mais impactam no lucro da organização fica mais fácil alinhar uma estratégia para modificar este cenário, melhorando a qualidade dos produtos e serviços entregues pelos colaboradores e também os procedimentos internos, os quais possam estar atrapalhando uma entrega melhor ao consumidor final.

Existem outras métricas capazes de auxiliar na melhora organizacional visando sempre alcançar os resultados esperados pela empresa que pode ser aumento de vendas, busca cliente e até melhora no relacionamento entre cliente e marca.

Em resumo, estratégias para a busca cliente ou mesmo para fidelizá-los, o KPI é um indicador fundamental.

Quer saber mais? Conheça os canais do Busca Cliente:

SiteYoutubeLinkedInLove Mondays, Reclame Aqui

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Topo